• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

24 de agosto de 2021

CRO-MS participa do Webinar da Rede Brasileira de Fluoretação da Água de Abastecimento Público

O CRO-MS participa nesta terça-feira (24) da Reunião Técnica Científica Online da Rede Brasileira de Vigilância da Fluoretação da Água de Abastecimento Público, às 13h, com transmissão pelo Youtube.

O evento que é realizado uma vez por semestre de cada ano, por meio de uma plataforma na rede de computadores, tem por objetivo dar continuidade na estruturação e operacionalização da Rede propiciando estabelecer um canal de comunicação e debate com os participantes, pesquisadores, representantes estaduais e municipais e demais interessados.

O Conselho foi convidado para apresentar a trajetória dos debates até a criação do Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água. A apresentação será das 14h30 às 15h. Participarão a presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre, o cirurgião-dentista, Rafael Aiello Bomfim, e o Coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica da Secretaria de Saúde do MS, Karyston da Costa, que também integra o Comitê de MS.

Desde setembro de 2020, o CRO-MS tem dedicado esforços ao tema. O debate em MS surgiu a partir de uma iniciativa do CRO-MS, que com base em um estudo sobre a fluoretação realizado pelo cirurgião-dentista Rafael Aiello Bomfim em sua pesquisa Pós-DOC, na Faculdade de Saúde Pública da USP, e foi constatada a necessidade de buscar formas de ampliar a fluoretação das águas de abastecimento público no Estado.

Recentemente, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S.A, a Sanesul, divulgou que vai começar, no segundo semestre de 2021, a fluoretação na água encanada de mais seis municípios, resultado de uma ação em parceria entre o CRO-MS e o Governo do Estado.

Conforme dados fornecidos por órgão oficiais, como por exemplo o SNIS (Sistema Nacional de Informação Sanitária) no ano de 2019, consta que apenas 19 das 79 cidades do Estado de Mato Grosso do Sul contam com a fluoretação da água de abastecimento público, apesar da LEI Federal 6.050, de 1974, tratar sobre a obrigatoriedade da fluoretação da água de abastecimento público.

Acompanhe https://www.youtube.com/watch?v=s_WGNRBwEro