• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

22 de agosto de 2014

Você corre ou sai correndo?

Você já parou para pensar sobre a diferença dessas duas perguntas? Se você escolheu a primeira opção, está no caminho certo. E para que seja realmente correto, primeiro precisamos nos adaptar! E também, é claro, dar uma passada no seu médico para ver se está tudo ok com a sua saúde!

Treino de adaptação

É muito importante para o seu bom desempenho fazer uma periodização de treinamentos com objetivos bem definidos e metas que deverão ser buscadas constantemente. Uma periodização correta começa com um treino chamado adaptação. A fase de adaptação nada mais é que um período em que você, gradativamente, acostumará seu organismo à prática de atividade física.
Seu corpo sairá do estado de sedentarismo para iniciar o estado ativo. É como se você estivesse avisando ao seu corpo: “Amigão, acabou a moleza!”
Portanto, nesta fase, a intensidade do exercício é bem leve e sua progressão é pouco acentuada. A paciência e a perseverança são muito importantes nesta etapa.

Quando treinar?
Para iniciar uma atividade física que realmente proporcione resultado, o ideal é que na fase de iniciação você pratique entre 2 a 3 vezes por semana, dependendo da sua disponibilidade. Independentemente se você optar por fazer treinos pela manhã (antes de ir trabalhar) ou à noite (depois do trabalho/faculdade), reserve ao menos uma hora por dia para realizar o treinamento.

Onde treinar?
Definir o local do treinamento não é tão simples quanto parece. O terreno, a elevação, o tamanho… Tudo isso influencia no seu treino. Escolha lugares próximos a você para estimular a prática. Parques, praças, clubes são todos bem-vindos. Evite lugares com muito fluxo de carros, como ruas e avenidas.
Lembre-se que é uma fase em que a intensidade é leve e que você irá “aprender” a correr. Fazendo isso você poderá, com tranquilidade, explorar o desenvolvimento dos gestos da corrida: posições dos braços, passadas, respiração, entre outros.

O que vestir?
A roupa para a prática esportiva é uma questão muito individual, a regra é simples: se sentir à vontade. Use roupas leves que te deixem com o movimento mais natural possível durante o treino.

O tênis, a peça mais importante.
Deve ser confortável e ter um bom sistema de amortecimento. Será mesmo? Confortável sim! Mas o amortecimento não é um quesito muito importante a se considerar, os melhores tênis para se treinar podem ser encontrados na faixa de R$300,00 a R$500,00. Existem os testes de pisada para avaliar qual é a sua pisada (neutra, pronada e supinada) e com esses dados você poderá escolher qual tênis será ideal para os seus treinos.

Alimentação
É muito importante que o treino não seja feito em jejum. A corrida é uma atividade aeróbica que consome muita energia, portanto, para evitar fraqueza, queda brusca da glicemia ou até queda de pressão, alimente-se de forma adequada antes do treino.
Uma dica útil é comer alimentos que contenham carboidrato de fácil digestão até duas horas antes. 30 minutos antes de iniciar a corrida, você pode comer uma fruta e um pedaço pequeno de pão branco com peito de peru e queijo branco.
Evite ingerir muita fibra, para não ocasionar desconforto gástrico durante o exercício.

Respeite seu corpo
Independente da fase de treinamento que você esteja, lembre-se sempre de respeitar seus limites. Preste atenção no seu corpo e execute a atividade de maneira consciente. Com qualquer sinal de mal estar, interrompa o treino e procure se restabelecer. Não tente acompanhar o ritmo de outras pessoas, cada um está em um nível de condicionamento e cada um tem seu objetivo.

Saiba distinguir o mal-estar do desconforto. A corrida acelera seu batimento cardíaco e proporciona muitas alterações fisiológicas durante o treino. Sentir desconforto é normal, pois a respiração fica mais difícil, a fadiga muscular aparece, o corpo desidrata, dores podem vir a acontecer principalmente em joelhos, quadril, tornozelos, coluna (região lombar)… Tudo isso faz parte da fase adaptativa do treino! Mas, em casos de sintomas como tontura, escurecimento da vista ou qualquer dor intensa, o treino deve ser interrompido.
E agora que você já está “expert” em corrida, tenha bons treinos e uma ótima qualidade de vida!

 

Lindomar Teixeira 
Preparador Físico/Personal Trainer
Pós Graduado em Gestão em Educação Física e Atividades Físicas.
Coordenador do Grupo de Corrida VIA RUNNING