10 de abril de 2014

Solenidade comemora os 50 anos do CFO

Um grande evento, nessa quarta-feira, 9 de abril, no Clube Naval de Brasília, marcou os 50 anos de criação dos Conselhos Federal e Regionais de Odontologia. Estavam presentes o ministro da Saúde, Arthur Chioro, senadores, o secretário de Estado da Casa Civil do DF, Swedenberger Barbosa representando o governador do Distrito Federal Agnelo Queiróz e o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, deputados, presidentes dos conselhos regionais e de instituições do setor, homenageados, autoridades e convidados. O presidente do CRO-MS, Francisco Grilo, e o conselheiro, Silvano da Silves Silvestre, participaram da solenidade.

Em seu discurso, o presidente do CFO, Ailton Morilhas, disse que o Conselho trabalha nos princípios das boas práticas administrativas e na rapidez das respostas à sociedade, e, preocupado com a população, atua, junto ao Congresso Nacional, em Projetos de Lei para beneficiar o cidadão. Ao parabenizar todo o setor, Morilhas afirmou “ainda há muito que se fazer na Odontologia de nosso país, no entanto, não nos faltam coragem, vontade política e força para trilharmos esse caminho. Estamos aqui reunidos, hoje, para mostrar que estamos com nossas energias todas voltadas ao trabalho pela qualidade da saúde bucal, sempre em busca do bem-estar do cidadão” disse. O ministro Chioro parabenizou a todos e fez uma retrospectiva dos últimos 10 anos na saúde bucal do brasileiro com a implementação do programa Brasil Sorridente.

O CFO promoveu para os profissionais do setor, representados por seus conselhos regionais, uma noite de reconhecimentos e agradecimentos a todos aqueles que fazem parte da história da odontologia brasileira e trabalham para o bem-estar da população brasileira. Seis personalidades foram agraciadas com a Comenda de Honra ao Mérito Odontológico Nacional, criada pelo CFO, através da Resolução nº 196, de 15 de julho de 1995, com o objetivo de destacar, anualmente, profissionais e autoridades por serviços prestados à Odontologia Brasileira: os cirurgiões-dentistas Moysés Moreinos, Uoston Holder da Silva, Elza Mª Gurgel de Macedo, o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde Gilberto Alfredo Pucca Júnior, Emil Adib Razuk e o deputado estadual, também cirurgião-dentista, Luiz Eduardo Cherém. Também foram homenageados os ex-presidentes do Conselho com a Medalha Comemorativa do Jubileu de Ouro da Autarquia e o atual presidente do CFO. Na ocasião Ailton Morilhas afirmou “queremos agradecer, com a Medalha Comemorativa do Jubileu de Ouro da Autarquia aos nossos ex-presidentes, que dedicaram a vida para a qualidade da saúde bucal”.

Preocupado com o cidadão brasileiro, o Conselho anunciou, em primeira mão, os novos projetos da autarquia apresentados por meio de um vídeo institucional, dentre eles, uma pesquisa nacional sobre os conhecimentos, hábitos e atitudes da população na saúde bucal, em andamento no DATAFOLHA Instituto de Pesquisas, voltada a todas as classes sociais, para mapear o setor e conduzir projetos para políticas públicas específicas na defesa do cidadão e dos profissionais. A pesquisa vai mobilizar instituições, governos, sociedade e os que se empenham na realização de debates nas esferas: Social, Comunicacional, Profissional e Política gerando pautas no Congresso, junto aos órgãos públicos e os da categoria, colocando as ações do CFO na agenda Federal. Com os resultados gerados, a pesquisa vai se transformar em uma publicação “O que esperamos do próximo presidente do Brasil” um documento com posicionamento do setor apresentando propostas empenhadas em dar efetiva contribuição ao debate político com o futuro Presidente, no mandato de 2015 a 2018.

Em momento importante do evento, foi lançada a nova logomarca do Conselho Federal de Odontologia, que traduz graficamente conceitos inseparáveis à sua atuação, tais como coesão, conciliação, ética e saúde bucal.

Ao completar meio século de atividades, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) procura fortalecer sua imagem institucional com ações que reflitam o sentimento de integração e aproximação com os Conselhos Regionais, com os profissionais e com a sociedade. Para isso, o vídeo, que foi seguido por uma queima de fogos de parabéns a todos que compõem a Odontologia brasileira, contou o caminho percorrido pela profissão nesses 50 anos de Cidadania e lançou os projetos para o futuro, quando a autarquia se revitaliza com um olhar modernizado, exigido pelos novos tempos.

Foi apresentado um novo formato de comunicação, as informações do setor agora fazem parte de uma revista com conteúdo relevante e design arrojado, com artigos e entrevistas que atendem a todos os públicos. O novo veículo, com leitura mais informativa, poderá fazer parte das salas de espera dos consultórios. Com informações relevantes, a Odontologia em Revista será uma verdadeira referência para o setor.

O evento também contou com a apresentação do novo portal, em construção, para integrar o sistema CFO/CRO’s com a sociedade, sob um novo olhar em tempo real e, ainda, a nova carteira de identificação do profissional de odontologia, fabricada em policarbonato, que vai substituir o antigo livreto usado até hoje. A carteira vai ter informações armazenadas eletronicamente, oferecendo mais segurança e praticidade.

Um painel, de 10,5 x 2,20 metros apresentava a Linha do Tempo na parede do saguão, mostrando toda a história da Odontologia, desde o início da profissão até as conquistas atuais do setor.
Emocionados, todos os presidentes dos Conselhos Regionais, 27 em todo o Brasil, e a diretoria atual do Conselho Federal, unidos em um só sentimento de reconhecimento, registraram, em foto, a realização desse trabalho.

Todas essas ações mostram que há 50 anos o Conselho Federal de Odontologia valoriza a ética da profissão no país, zela pela saúde bucal de todos os brasileiros e aproxima profissionais e pacientes. O CFO continuará trabalhando para, cada vez mais, fazer o Brasil sorrir!