12 de janeiro de 2023

SIGESP CFO: mais intuitivo e funcional para a gestão das especializações em Odontologia

O Sistema de Gestão dos Cursos de Especialização (SIGESP CFO) foi reformulado para garantir aos usuários mais funcionalidade, com navegação intuitiva e rápida, para a gestão das especialidades em Odontologia.

Agora, o SIGESP possui uma página exclusiva para concentrar o acesso dos usuários, a solicitação de cadastramento de novas instituições e de novos usuários. O acesso é feito pelo link: http://sigesp.cfo.org.br

Podendo ser acessado por um gestor de instituição de ensino ou pelo próprio coordenador de curso da Especialização aprovada pelo MEC, o novo SIGESP apresenta cadastro único de usuário. Na versão antiga, os usuários tinham um cadastro para cada instituição de ensino, cada um com um login e senha próprios. Na nova versão, os gestores têm um cadastro único por CPF, com um único login e senha, que possibilitará o acesso a todas as instituições de ensino a ele vinculadas.

Além disso, o novo SIGESP conta com melhorias quanto à manutenção em seu sistema, facilitando a sua evolução, melhorando a estabilidade e a usabilidade do site para os internautas que o acessam.

Sobre o SIGESP:

O SIGESP é o sistema de gestão dos cursos de Especialização e de Habilitação na área de Odontologia, desenvolvido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), cujos diplomas precisarão ser reconhecidos pelo CFO para que habilitem os profissionais ao exercício da especialidade e/ou habilitação.

Utilizado pelas instituições de ensino, o SIGESP pode ser acessado mediante login e senha, podendo ser gestores da instituição (reitores, pró-reitores, diretores) ou coordenadores do curso de Especialização. Vale lembrar que um profissional de Odontologia fora desse escopo não tem acesso ao SIGESP. Além das instituições de ensino, os CROs também acessam, mas com um perfil diferente.

Após a graduação, os Cirurgiões-Dentistas que desejam se especializar precisam cursar a pós-graduação Lato Sensu (Especialização) em uma das 23 especializações reconhecidas pelo CFO. Essas especializações, via de regra, são realizadas em instituições que fizeram o cadastramento prévio desses cursos. Uma vez que o curso é aprovado pelo MEC, as portarias são emitidas e as instituições vão registrando os alunos e os seus desempenhos, culminando com a aprovação ou não do aluno. Todas essas informações precisam constar no SIGESP.