Sete Quedas é o mais novo município a oferecer a fluoretação por meio da rede de abastecimento de água no estado de Mato Grosso do Sul. Em agosto de 2021, esse e mais cinco municípios informaram que passarão a ter flúor na água encanada.
No Brasil, existe a Lei Federal 6.050, de 1974 que dispõe sobre a obrigatoriedade da fluoretação da água de abastecimento público
A Sanesul informou que Anastácio Miranda, Sidrolândia, Guia Lopes da Laguna e Porto Murtinho devem começar a realizar esse procedimento em até 60 dias.
A ação é um resultado de parceira entre o CRO-MS e o Governo do Estado. Em Mato Grosso do Sul foi criado o Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água para o Consumo Humano, a partir de uma iniciativa do CRO-MS, que com base em um estudo sobre a fluoretação em Mato Grosso do Sul realizado pelo cirurgião-dentista Rafael Aiello Bomfim em sua pesquisa Pós-DOC, na Faculdade de Saúde Pública da USP, foi constatada a necessidade de buscar formas de ampliar a fluoretação das águas de abastecimento público no Estado.
O Comitê tem como objetivo promover e apoiar a implementação de ações voltadas ao monitoramento e à garantia da Fluoretação das águas para consumo humano no Estado de Mato Grosso do Sul.
A presidente do CRO/MS, Silvânia Silvestre, disse que "a fluoretação será ampliada e isso irá proporcionar mais qualidade de saúde bucal para a população".