• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

10 de junho de 2022

Serviço de Odontologia realiza procedimento inédito na Santa Casa de Campo Grande

Cirurgiões-dentistas que atuam no Hospital Santa Casa de Campo Grande realizaram um procedimento inédito no hospital, no último dia 2 de junho.

A equipe multidisciplinar do Serviço de Odontologia do Hospital da Santa Casa de Campo Grande, ao realizar atendimento de pneumonia aspirativa a um paciente internado no CTI, constatou um aumento no volume da gengiva (hiperplasia gengival medicamentosa), causado por efeito colateral de remédio para crises convulsivas. O procedimento cirúrgico (plástica gengival) foi realizado com um aparelho de laser cirúrgico de alta frequência.

O procedimento foi realizado pelos cirurgiões-dentistas, Regina M. Raffaele e Mário Eduardo Baldo, que são integrantes da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do CRO-MS.

O CRO-MS destaca a importância da atuação do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar. Em Mato Grosso do Sul existe a Lei 5.163, de autoria do deputado Lídio Lopes, que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de cirurgiões-dentistas habilitados na equipe das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em todos os hospitais públicos e privados em Mato Grosso do Sul.

Diversos estudos comprovam que a melhora da saúde oral e o acompanhamento de cirurgiões-dentistas reduzem de forma significativa a progressão das ocorrências de doenças respiratórias entre pacientes adultos em estado grave em cuidados paliativos, principalmente internados nas UTI.

O Conselho sempre tem trabalhado diretamente para que a Lei seja aplicada em todos os pacientes de hospitais, não só nas UTIs.