29 de agosto de 2015

Profissionais de vários estados participaram do IV ESBSB

Campo Grande (MS) recebeu nos dias 27 e 28 de agosto o IV Encontro Sul Brasileiro de Saúde Bucal. O evento foi realizado pelo CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul), durante o 4º Congresso Internacional de Odontologia de MS, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

O Encontro foi coordenado pelos Cirurgiões-Dentistas, representantes do CRO-MS, Silvano da Silva Silvestre e Oneide Toniazzo. “É a primeira vez que fico a frente de um evento como esse. Então, foi um grande desafio. Estive por 20 anos atuando no serviço público e agora deixo para os colegas que estão chegando uma missão de continuar trabalhando pelo bem da odontologia”, ressalta Toniazzo.

Dra Oneide Toniazzo foi homenageada pelo CRO-MS

Dra Oneide Toniazzo recebeu uma homenagem do CRO-MS

Mais de 200 pessoas entre profissionais e acadêmicos participaram do evento. Muitos vindos de outros estados. As acadêmicas do curso de odontologia, Bruna Bitencourt e Letícia Dumer Ventura, vieram de Santa Catarina para participar do evento. As estudantes se inscreveram com dois postêr no Encontro e aproveitaram para visitar o Congresso.

“Nós fizemos a apresentação do banner e participamos do Encontro. Achamos muito interessante o evento”, declara Bruna.

“Não tínhamos noção da proporção do evento. Surpreendeu positivamente. O Congresso como um todo foi muito bacana e enriquecedor”, completa Letícia.

Trabalhos têm como título "Aprenda a sorrir brincando"

Os trabalhos das acadêmicas têm como título "Aprenda a sorrir brincando"

O tema do Encontro foram os “Desafios e Perspectivas da Saúde Bucal Coletiva”. O Encontro foi organizado por um grupo composto pelos três Conselhos Regionais d a região sul: CRO-RS, CRO-SC e CRO-PR, além do anfitrião desta edição, o CRO-MS. O evento, que acontece a cada dois anos, reuniu representantes dos governos Federal, Estaduais e Municipais, para discutir sobre a odontologia pública.

“Hoje nós temos um serviço público de boa qualidade disponível para a população. Mato Grosso do Sul é um dos exemplos quando se fala em odontologia. Este evento para discutir políticas públicas para o setor mostra o compromisso da odontologia com a população”, ressalta o presidente do CRO-MS, Francisco Grilo.

“Hoje nós temos uma das melhores odontologia do Mundo, mas nosso objetivo é sempre melhorar. Por isso, esse Encontro é de extrema importância. Aqui vamos reunir esforços para termos cada vez mais boas práticas no sistema público”, afirma o presidente do CFO, Ailton Morilhas.

O Encontro ainda foi uma forma de direcionar as forças e trocar boas experiências. Cada estado trouxe dois modelos de gestão implantados em municípios que podem ser considerados referências. Assim ocorre um intercâmbio de conhecimento. Por Mato Grosso do Sul foram apresentadas as experiências das duas cidades que já foram vencedoras do Prêmio Brasil Sorridente: Campo Grande e Corumbá.

O evento ainda contou com a realização de diversas palestras, entre elas a do ex-coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto A. Pucca, que fez uma apresentação sobre o “Panorama atual e perspectivas da Saúde Bucal no Brasil”.

Pôster

O CRO-MS ainda premiou os três melhores pôsteres inscritos no IV Encontro. Além de certificado foi entregue o valor em cheque de R$1.000,00, R$800 e R$500 para os primeiros colocados.

O trabalho “Gerenciamento de Resíduos em UBSF de Campo Grande/MS”, de autoria da Vaness Hofmann foi o vencedor. “Osteossarcoma em Criança Indígena. Do diagnóstico ao tratamento”, das profissionais de Campo Grande, Ellen Greves e Marcia Gorisch ficou com a segunda colocação e o terceiro colocado foi um trabalho de Santa Catarina: “Experiência de Integração Ensino Serviço em Joenville”.

Clique aqui para ver mais fotos do IV ESBSB