O CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) realizou nessa quinta-feira, 26, uma palestra sobre Câncer de Boca para profissionais das redes pública e privada de Ponta Porã (MS).
O assunto foi comandado pela especialista, Dra Márcia Gorisch, que conseguiu sanar as dúvidas dos profissionais presentes e orientou de maneira didática para o melhor diagnóstico e tratamento dos pacientes.
"O cirurgião-dentista é um dos primeiros a verificar se o paciente pode desenvolver um câncer de boca, as pessoas procuram o dentista por conta de uma cárie, de um dente fraturado ou para fazer um canal e é nesta ocasião que os profissionais tem que estar preparados para olhar a cavidade bucal como um todo e verificar os tecidos adjacentes aos dentes que podem dar sinais para a doença", explica Gorisch.
O evento foi organizado pela coordenação de saúde bucal do município e pelo representante do CRO-MS em Ponta Porã, Dr. Renan Kayatt. "Para mim foi muito gratificante Ponta Porã receber uma palestra tão expressiva. Sabemos a importância do Câncer nos dias atuais, uma doença que tem afetado um porcentagem expressiva da população mundial, e como é sabido que algumas neoplasias não possuem cura, a nossa grande preocupação e enfoque deve ser o diagnóstico precoce, pois somente assim conseguimos sucesso no tratamento desta doença. E neste aspecto a palestra foi de encontro ao que pensamos, dando dados e melhores condições ao cirurgião-dentista clínico geral para diagnosticar os casos de câncer bucal", destaca Kayatt.
"Os Cirurgiões-Dentistas gostaram muito. O tema só veio acrescentar na vivência clínica de cada um. Agora nossos profissionais estarão ainda mais preparados para atender com qualidade os pacientes de Ponta Porã", afirma a coordenadora de saúde bucal de Ponta Porã, Dra Adair Rodrigues Ribas.
Conforme o representante do CRO-MS, o planejamento é que ocorra mais ações no município. "Almejamos ainda neste ano, dar prosseguimento a esta palestra, tentando implementar a Semana de Prevenção ao Câncer Bucal, que já é realizada a nível estadual e que desejamos realizar em nossa cidade", conclui Kayatt.