• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

14 de setembro de 2022

Membro da Comissão de Saúde Bucal do CRO-MS e aluno conquistam prêmios em maior evento científico do Brasil, a SBPqO

O membro da Comissão de Saúde Bucal do CRO-MS, Prof. Dr. Rafael Aiello Bomfim, e o seu aluno e acadêmico de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Jean Ribeiro Leite, foram premiados na 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), o maior evento científico de Odontologia do Brasil, em Campinas, São Paulo. O objetivo do evento é incentivar, desenvolver e divulgar a pesquisa científica odontológica.

O cirurgião-dentista e professor do curso de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Rafael Aiello Bomfim, recebeu o prêmio “Colgate Odontologia Preventiva”. O estudo utiliza algoritmos de machine learning e inteligência artificial para detectar casos de adolescentes com cárie dentária não tratada, baseado em 9 possíveis causas principais, sem a necessidade de exame clínico, onde é possível atingir a acurácia de 80%, de acordo com dados do levantamento epidemiológico realizado em Mato Grosso do Sul em 2019. O algoritmo poderá ajudar no processo de trabalho das equipes de saúde bucal a darem prioridade no atendimento aos adolescentes com cárie não tratada e na organização da agenda dos serviços.

“Quando vi o brilho nos olhos dos alunos apresentando os trabalhos em um evento dessa magnitude, o maior evento científico do país, foi muito gratificante. Foram 3 alunas de mestrado e um de Iniciação Científica. É muito bom ver todos felizes e empolgados. Eu fiquei muito mais empolgado quando foi anunciado o prêmio do aluno do que o meu. Os resultados científicos dos estudos têm um significado prático para que nós consigamos traduzir o conhecimento em tempo real a benefício da população. Agradeço também todo o apoio da minha família, equipe e parceiros que são fundamentais em todo o processo”, destaca Rafael Aiello Bomfim.

O acadêmico de Odontologia, Jean Ribeiro Leite, recebeu o “Prêmio Myaki Issao”, como melhor iniciação científica na área da saúde coletiva. Com a premiação, o estudante adquiriu importantes parcerias nacionais e internacionais. “Foi uma honra estar no meio de tantos pesquisadores renomados no Brasil e no mundo, ainda mais recebendo esse prêmio que foi muito importante para fortalecer nossa equipe de pesquisa liderada pelo prof. Dr. Rafael Aiello Bomfim e mostrar que na UFMS também fazemos pesquisas relevantes sobre a saúde bucal coletiva. Espero que essa premiação marque o início de minha trajetória com a pesquisa acadêmica de excelência em odontologia e que eu possa incentivar mais alunos de graduação do estado a realizarem a iniciação científica”, relata o acadêmico.

O CRO-MS parabeniza o cirurgião dentista que desempenha um excelente trabalho na área da saúde bucal em Mato Grosso do Sul e também, ao acadêmico Jean Ribeiro Leite pela premiação.