• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

29 de julho de 2021

Iniciativa de MS em debater fluoretação da água será tema de reunião da Rede VIGIFLUOR

O CRO-MS realizou nesta quarta-feira (28) uma reunião para tratar sobre fluoretação do abastecimento de água. O Conselho foi convidado pela Rede VIGIFLUOR (Rede Brasileira de Vigilância da Fluoretação da Água de Abastecimento Público) para participar no mês de agosto de uma Reunião Técnica Científica e compartilhar a experiência do Estado no debate, que atualmente conta com um Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água.

O Conselho irá apresentar a trajetória dos debates até a criação desse Comitê. Desde setembro de 2020, o CRO-MS tem dedicado esforços ao tema.

O debate em Mato Grosso do Sul surgiu a partir de uma iniciativa do CRO-MS, que com base em um estudo sobre a fluoretação realizado pelo cirurgião-dentista Rafael Aiello Bomfim em sua pesquisa Pós-DOC, na Faculdade de Saúde Pública da USP, e foi constatada a necessidade de buscar formas de ampliar a fluoretação das águas de abastecimento público no Estado.

Conforme dados fornecidos por órgão oficiais, como por exemplo o SNIS (Sistema Nacional de Informação Sanitária) no ano de 2019, consta que apenas 19 das 79 cidades do Estado de Mato Grosso do Sul contam com a fluoretação da água de abastecimento público, apesar da LEI Federal 6.050, de 1974, tratar sobre a obrigatoriedade da fluoretação da água de abastecimento público.

Em março deste ano foi criado o Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água que já realizou duas reuniões.

Estiveram na reunião desta quarta-feira, a presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre e o cirurgiões-dentistas, Rafael Aiello Bomfim, Gilmar Trevizan e Oneide Toniazzo, que fazem parte do Comitê.