21 de dezembro de 2022

Inaugurada USF Dr. Nasri Siufi com duas equipes de saúde bucal

A presidente do CRO-MS, Silvânia da Silva Silvestre, juntamente com a assessora da presidência, Mariam Kodjaoglanian, e o conselheiro federal suplente do CFO, Gilmar Trevizan, participaram nesta quarta-feira (20) da inauguração da unidade de saúde, a USF Dr. Nasri Siufi - Jardim Presidente, em Campo Grande.

A unidade conta com três equipes de saúde da família, duas equipes de saúde bucal e terá residência em Saúde da Família e Comunidade com profissionais da odontologia, medicina, enfermagem, farmácia, serviço social, psicologia, educação física e fisioterapia.

Conforme a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a unidade vai beneficiar mais de 9 mil pessoas com atendimento médico e multiprofissional.

A cobertura de estratégia de saúde foi ampliada de 35% para 75%, saindo da última para a quinta posição entre as capitais. Além da estruturação da rede, com a inauguração de novas unidades, a convocação de mais de 1,4 mil novos profissionais aprovados em concurso e o incremento das equipes e das residências multiprofissional e médica em saúde da família foram fundamentais para que fosse possível avançar.

A expectativa é de que nos próximos anos seja possível concluir a obra da última unidade de saúde que encontra-se parada, no Jardim Perdizes, e iniciar novos projetos, incluindo a construção de duas novas unidades, nos bairros Jockey Clube e Nova Esperança.

O planejamento da Sesau prevê ainda obras de reforma e ampliação em mais de 20 unidades, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Homenagem

A solenidade de entrega contou com a presença dos familiares e amigos do Dr. Narsi Siufi, que empresta o nome à unidade. Cirurgião-dentista de formação, Dr. Narsi Siufi faleceu em 2009 e deixou um legado de dedicação e serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Construiu uma história de dedicação ao trabalho que desenvolvia com zelo e competência.

Além do exercício profissional, também foi um dos fundadores dos cursos de Farmácia e Odontologia da antiga Universidade Estadual de Mato Grosso, hoje Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Dedicou-se à docência nessa entidade ocupando vários cargos como chefe do serviço de Microbiologia e Imunologia, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).