• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

12 de março de 2021

Governo do Estado cria Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água

A Secretaria de Saúde do Estado instituiu um Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água para o Consumo Humano, conforme publicação do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 12 de março, páginas 15 e 16.

O Comitê tem como objetivo promover e apoiar a implementação de ações voltadas ao monitoramento e à garantia da Fluoretação das águas para consumo humano no Estado de Mato Grosso do Sul.

O debate sobre o tema surgiu a partir de uma iniciativa do CRO-MS, que com base em um estudo sobre a fluoretação em Mato Grosso do Sul realizado pelo cirurgião-dentista Rafael Aiello Bomfim em sua pesquisa Pós-DOC, na Faculdade de Saúde Pública da USP, foi constatada a necessidade de buscar formas de ampliar a fluoretação das águas de abastecimento público no Estado.

Conforme dados fornecidos por órgão oficiais, como por exemplo o SNIS (Sistema Nacional de Informação Sanitária) no ano de 2019, consta que apenas 19 das 79 cidades do Estado de Mato Grosso do Sul contam com a fluoretação da água de abastecimento público, apesar da LEI Federal 6.050, de 1974, tratar sobre a obrigatoriedade da fluoretação da água de abastecimento público.

O CRO-MS chegou a promover uma reunião com representantes de vários departamentos do Estados envolvidos no tema.

Confira a Resolução Nº 016/SES/MS que instituiu o Comitê: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO10437_12_03_2021