• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

4 de setembro de 2013

DICAS: Como aplicar dinheiro em CDB e RDB

O que é CDB e RDB

Por meio do Certificado de Depósito Bancário (CDB) e do Recibo de Depósito Bancário (RDB), as pessoas emprestam dinheiro aos bancos, emissores destes títulos, e recebem, depois de um período determinado no momento da negociação, o dinheiro corrigido com juros.



Para iniciar o investimento, é necessário procurar um gerente para abrir uma conta investimento no banco. É preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Os valores mínimos que devem ser investidos variam de acordo com a instituição financeira.



Diferença

A diferença entre os CDBs e os RDBs é que os primeiros podem ser negociados antes da data de vencimento (quando o banco paga o investidor). O dinheiro é liberado no mesmo dia em que é solicitado.



Rendimento

Os CDBs e os RDBs são títulos de renda fixa e podem ser pré-fixados (é possível calcular quanto irá ganhar na data de vencimento do título) ou pós-fixados (nesse caso, o rendimento do título é indexado a algum índice, como o CDI, a TR e ou o IGP. Por isso não se pode determinar o retorno no início do investimento).



Riscos

Os CDBs e os RDBs são um investimento de baixo risco. No caso de serem pós-fixados, há o risco de o banco quebrar e não pagar o investidor.



Como estão indexados à variação de algum índice, os pós se beneficiam em um período de alta de juros. O contrário acontece se as taxas caem.



Nos pré-fixados, também há o risco de crédito, mas ao contrário dos pós, se as taxas de juros sobem, pode-se perder dinheiro.



Por outro lado, se as taxas caem, a pessoa pode ser beneficiada, pois teve a rentabilidade assegurada no início do investimento.



Se um investimento pré-fixado render 15% e as taxas estiverem a 20%, vale mais a pena resgatar o dinheiro e investir novamente a essa taxa.



Nos CDBs pré-fixados, só há garantia de rentabilidade quando o investidor resgata seu dinheiro na data de vencimento do título. Antes disso, o dinheiro pode ser resgatado, mas o rendimento dependerá de como está o mercado naquele momento.



No caso de falência do banco, o Fundo Garantidor de Crédito garante ao investidor o valor de até R$ 250 mil.



Taxas

Não há cobrança de taxas ao longo do investimento.

Fontes

Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid)

Banco Santander