15 de maio de 2023

CRO-MS soma esforços com a SES e Conselhos de Saúde no combate às arboviroses

A presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre, participou nesta segunda-feira (15), de uma reunião da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e representantes de conselhos de Saúde, para contribuir no combate do mosquito transmissor de arbovirose, Aedes aegypti. Durante a reunião, foram apresentados dados e medidas de prevenção.

De acordo com a nota técnica publicada pela SES neste ano, a situação epidemiológica da dengue no Estado de Mato Grosso do Sul (MS), tem sido motivo de preocupação para saúde pública devido ao aumento da taxa de incidência, número de casos graves e ocorrência de óbitos nos últimos anos. A circulação em conjunto dos vírus chikungunya e zika, que, assim como a dengue, tem o mosquito Aedes aegypti como vetor comum, demandam uma maior preocupação com as ações no combate ao mosquito transmissor.

Diante disso, o CRO-MS reforça a importância da prevenção. Evite deixar água parada, esvazie garrafas, não deixe pneus em áreas descobertas, coloque areia nos vasos de planta e cubra bem os tonéis e caixas d’água. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor deposita os seus ovos.

Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.