• Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

25 de junho de 2020

CRO-MS solicita esclarecimentos sobre nomeação de Coordenador Geral de Saúde Bucal

O CRO-MS enviou aos parlamentares federais por Mato Grosso do Sul um ofício solicitando que o Congresso Nacional possa obter esclarecimentos junto ao Ministério da Saúde sobre a nomeação de Vivaldo Pinheiros Guimarães Junior para o cargo de Coordenador Geral de Saúde Bucal.

A classe odontológica esperava que fosse indicado um nome técnico para o posto mais importante da odontologia pública no Brasil. Conforme entendimento firmado na 3º Conferência Nacional de Saúde Bucal, realizada no ano de 2004, em Brasília, ficou estabelecido que “os cargos de Gerência ou Coordenação de Saúde Bucal sejam ocupados por Cirurgião-Dentista com formação em saúde pública, gestão em saúde e/ou odontologia coletiva, com aprovação pelo
respectivo conselho de saúde”.

O CRO-MS ainda lembra que a Coordenação Geral de Saúde Bucal é uma pasta de extrema importância para as estratégias de Saúde Bucal do Sistema Único de Saúde, da qual depende 76% da população brasileira.

No ofício o Conselho solicita aos parlamentares um posicionamento sobre o assunto para que a odontologia brasileira não sofra prejuízos.