18 de maio de 2023

CRO-MS se reúne com SES e coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde para falar sobre Prevenção ao Câncer de Boca

O CRO-MS aproveitou a vinda da coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dra. Doralice Severo Cruz, no estado, e propôs uma reunião, na manhã desta quinta-feira (18), com o secretário de Estado de Saúde de MS, Maurício Simões, a secretária adjunta e cirurgiã-dentista, Chrystine Maymone e com a diretora-geral de Atenção à Saúde do Estado, Angélica Congro.

Durante a reunião, foi iniciado um estudo para a implantação do aplicativo criado pelo Ministério de Saúde que auxiliará em um diagnóstico precoce de câncer de boca. Com essa ferramenta, os cirurgiões-dentistas poderão fotografar lesões encontradas na boca e detalhar as suas características para serem analisadas por um patologista bucal. Além disso, foi discutido políticas públicas de Saúde Bucal e a criação de uma rede de atendimento em prevenção ao câncer de boca.

O CRO-MS destaca que sempre esteve à frente da Prevenção de Câncer de Boca, com orientação aos profissionais da Odontologia, conscientização da população e em busca da criação de Leis sobre o tema. Em 2009 e 2011, foi o estado pioneiro na criação da Semana de Prevenção ao Câncer de Boca em Mato Grosso do Sul, instituída pela lei municipal (Campo Grande) (4.733/2009) e estadual (4.042/2011).E mais tarde, se estabeleceu a lei federal (13.230/2015).

De acordo com os dados do Inca, o câncer de boca é o 5° de maior incidência entre homens de MS. A estimativa de casos de câncer de cavidade oral em Mato Grosso do Sul é de 220 novos casos este ano, sendo 170 entre os homens e 50 entre as mulheres. Apenas em Campo Grande, a estimativa é de 80 casos (60 homens e 20 mulheres).

Estiveram também presentes na reunião, a presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre, a presidente da Comissão de Prevenção ao Câncer de Boca do Conselho, Rosana Giordano, e a integrante da Comissão de Saúde Pública do CRO-MS, Maísa Okama.