• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

7 de julho de 2022

CRO-MS realiza evento com palestras sobre o tratamento do Câncer Bucal

O CRO-MS realizou o Evento "Conversando com Oncologistas", com palestras sobre o tratamento do Câncer Bucal, nessa terça-feira (05), no auditório da sede do Conselho Regional de Odontologia, em Campo Grande. As palestras foram promovidas pela comissão de prevenção do câncer bucal do CRO-MS e tem como objetivo, o intercâmbio de conhecimento e de experiências entre cirurgiões-dentistas e a área médica.

Durante o evento foram abordados diversos assuntos como a importância do cirurgião-dentista no tratamento oncológico, apresentação de casos clínicos de pacientes oncológicos, epidemiologia de câncer bucal, entre outros. Houve interação dos cirurgiões-dentistas com profissionais de outras áreas da saúde, como os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas que atuam no tratamento oncológico.

O Conselho destaca os dados preocupantes sobre o número de casos de Câncer Bucal em Mato Grosso do Sul. De acordo com as pesquisas do Inca, o estado é o segundo com maior incidência do câncer bucal na região Centro-Oeste, perdendo apenas para Goiás. O câncer de boca é o 5° de maior incidência entre homens de MS.

A estimativa de casos de câncer de cavidade oral em Mato Grosso do Sul é de 220 novos casos este ano. Apenas em Campo Grande, a estimativa é de 80 casos.

Neste mês de julho, onde é realizada a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, o CRO-MS alerta a população para a importância de procurar um cirurgião-dentista para realizar uma avaliação.

O Conselho agradece aos seguintes palestrantes que se dispuseram a compartilhar seu conhecimento com os colegas da Odontologia:
Dr. Rafael Oliveira, Dra. Camila Bogoni Budib, Dra. Aline Desiderá Santo André, a enfermeira Mayara, Dra. Danielle Startari, Dra. Fátima Corvalan e a Dra. Rosana Mara Giordano de Barros.