16 de maio de 2016

CRO/MS presente na Caravana da Saúde

O CRO/MS promove capacitação de profissionais para a detecção preventiva de câncer bucal durante a Caravana da Saúde, que rodou por 11 microrregiões do estado e que vai até o dia 29 de maio em Campo Grande, no pavilhão de eventos Albano Franco, altos da Av. Mato Grosso.

O estado de Mato Grosso do Sul é o quinto do país em número de casos desse tipo de câncer. “O problema do MS são os hábitos como mastigar um pedaço de capim, fumar narguilé, naquear fumo, consumo de álcool e tabagismo, tudo isso são situações que podem levar ao câncer de boca”, afirma Robson Ajala, representante do CRO-MS na Caravana da Saúde.

O Conselho, atento a isso, realizou um convênio com o governo do estado de MS para levar na Caravana da Saúde a capacitação dos profissionais da rede de atendimento dos municípios do interior. “Pegamos todos os dentistas da rede de odontologia da cidade e fazemos eles terem a visão voltada não somente para a cárie ou problemas dentários, mas para um todo. Ver se existem lesões pré-cancerígenas ou lesões suspeitas. Os colegas estão capacitados para fazer a biópsia e dar seguimento ao tratamento”, conta Robson.

O foco principal é a prevenção, pois o dentista é a base, a primeira ponta. O profissional capacitado pode diagnosticar a doença em sua fase inicial, o que aumenta a chances de cura. Hoje, segundo Robson, é mais comum as pessoas darem entrada diretamente no Instituto do Câncer antes de passar por um dentista. “Se chegar nesse nível, é muito perigoso. É sério. O câncer de boca leva a óbito. Então, o que nós queremos fazer? Prevenir”.

Por isso, a ideia do Conselho é preparar o profissional, capacitá-lo para que ele possa contribuir de forma contundente. E não só na Capital, a Caravana, que passou em 11 microrregiões do estado, proporcionou que profissionais que trabalham no interior tivessem acesso a essa capacitação. “Queremos que o Estado todo fale uma mesma linguagem.  Hoje estamos felizes, pois cumprimos nossa missão. Fizemos a Caravana inteira. Em campo Grande, estaremos presentes todos os dias levando essa capacitação e levando, principalmente, informação para a população para que possa haver uma preocupação com a resolução”, conclui Robson.