O conselheiro do CRO-MS, Hamilton Rodrigues dos Santos, participou no dia 19 de agosto da posse da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, de inciativa da Assembleia Legislativa de MS. A solenidade foi realizada no plenário da Casa de Leis. “Estive representando o CRO-MS na solenidade. O Conselho está sempre presente e disposto a ajudar”, ressalta o conselheiro.
Foto: Divulgação ALMS
A ideia da Frente é a criação de um espaço onde todos os parceiros, possam discutir o dia a dia e propor ações efetivas que ajudem a melhorar a vida da pessoa idosa. A pauta de discussão do primeiro encaminhamento está prevista para o mês de setembro.
De acordo com as projeções estatísticas da OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil deverá ser o sexto país do mundo em contingente de idosos até o ano 2025. Hoje, os idosos representam 8,6% da população brasileira, quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade. Em 2025, esse número será de 15%, ou seja, o Brasil contará com 32 milhões de idosos.
As mulheres são maioria, 8,9 milhões (62,4%) dos idosos são responsáveis pelos domicílios e têm, em média, 69 anos de idade e 3,4 anos de estudo. Com um rendimento médio de R$ 657,00, o idoso ocupa, cada vez mais, um papel de destaque na sociedade brasileira. Estudos mostram que a população brasileira terá crescido cinco vezes de 1950 a 2025, sendo que a de idosos terá crescido 16 vezes. O envelhecimento populacional do Brasil é o mais rápido do mundo.