26 de abril de 2023

CRO-MS participa de Fórum Nacional contra o Ensino à Distância (EAD) na Odontologia em Brasília

A presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre e o conselheiro federal suplente e integrante da Comissão de Saúde Pública do Conselho, Gilmar Trevizan, estiveram presentes, nesta quarta-feira (26), no Fórum Nacional contra o Ensino à Distância (EAD) na Odontologia, em Brasília.

O evento é realizado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), com o objetivo de reforçar o posicionamento contra a implantação do curso de graduação de Odontologia em EAD, conforme proposto pelo Ministério da Educação (MEC). O Fórum reuniu representantes de conselhos regionais de todo o Brasil e também de outras entidades da Odontologia.

O CRO-MS sempre deixou clara a contrariedade pelos cursos EAD, onde inclusive, encabeçou luta em 2018 para a aprovação da Lei Estadual que proíbe cursos de graduação na área da saúde na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Conforme a Lei 119/2018, do então deputado estadual Paulo Siufi, a oferta de aulas a distância não pode ultrapassar a 20% da carga horária do curso e não pode contemplar disciplinas formadoras de competências e habilidades técnicas específicas de cada graduação.

O Conselho destaca a necessidade do acadêmico de Odontologia desenvolver habilidades para uma interação ativa com grupos da sociedade, em todos os estágios da vida. O despreparo de profissionais desvaloriza a profissão e coloca em risco a saúde da população.