• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

18 de junho de 2020

CRO-MS oferece treinamento de Biossegurança para municípios, Estado e instituições

 
O CRO-MS ofereceu nesta quinta-feira (18) uma capacitação para sete municípios do Estado, além do Governo de MS e instituições, que haviam buscado o Conselho para um curso sobre Biossegurança em tempos de COVID-19.
 
O “Treinamento e Miniconsultoria em Biossegurança e Controle de Infecção - pandemia COVID-19 (SARS-COV-2)”, foi ministrado pela Dra. Lusiane Borges, por meio da plataforma Zoom. O curso é certificado pela Associação Latino-americana de Pesquisas em Odontologia e Saúde – ALAPOS e Conselho Federal de Odontologia – CFO.
 
O curso teve uma carga horário de 3h30 e ainda foram disponibilizados materiais didáticos digitais. Na próxima semana ainda haverá uma nova videoconferência, em que todos terão 1 hora para tirar dúvidas. Os municípios foram representados por 20 pessoas (gestores e coordenadores) que acompanharam o curso na videoconferência. No auditório do CRO-MS também acompanharam a capacitação: representantes do Conselho, da Vigilância Sanitária de Campo Grande, Governo do Estado, do SESC-MS e do SIOMS. 
 
O treinamento teve como objetivo passar conhecimento sobre medidas de biossegurança que devem ser adotadas pelos profissionais da odontologia, desde a paramentação até os cuidados de higienização do ambiente. 
 
“O CRO-MS ofereceu esse curso para que os gestores participantes sejam multiplicadores das informações aos seus municípios e instituições. Com todo esse conhecimento, eles devem agora repassar o treinamento para os profissionais que estão atuando na rotina”, explica a conselheira do CRO-MS, Maisa Okama. 
 
Lusiane Borges participou da primeira LIVE do CRO-MS, logo no início da pandemia, quando o Conselho procurou passar informações importantes para que os profissionais da odontologia realizassem os atendimentos com segurança. 
 
Lusiane Borges - Biomédica e Microbiologista – UNIFESP, Cirurgiã-dentista- UMESP, Pós-graduada em Controle de Infecção Hospitalar e Epidemiologia – UNIFESP, MBA em Esterilização e Central de Materiais - Profa. Centro de Simulação Realística do Hosp. Albert Einstein, Coordenadora da Disciplina de Biossegurança de diversos Cursos de Especialização de Odontologia desde 2000, Coordenadora dos Cursos de ASB/TSB Biológica desde 1999, Representando do Brasil na OSAP (Organization for Safaty Asepsis and Prevention) desde 2010 e Coordenadora Científica da EAP - ALAPOS (Assoc. Latino-Americana de Pesquisas em Odontologia e Saúde).