16 de março de 2020

CRO-MS faz recomendações como medida de Prevenção contra o novo Coronavírus (COVID-19)

O CRO-MS preocupado com medidas de Prevenção contra o Coronavírus (COVID-19), e seguindo orientações do CFO, protocolou nesta segunda-feira (16), junto a Prefeitura de Campo Grande, ofício que também será enviado a todos o municípios do Estado, recomendando a suspensão das atividades odontológicas na rede pública de saúde, que não sejam comprovadamente de urgência e emergência, “como forma de diminuir aglomerações e procedimentos contaminantes, na forma de proteger a sociedade e os profissionais da Odontologia do Estado de Mato Grosso do Sul”. Na entrega ao prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, esteve presente também a cirurgiã-dentista, assessora do secretário de governo, Tina Matos.

Confira na íntegra o documento que traz orientações elaboradas pelo CRO-MS:

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul

Considerando a urgente necessidade de redução de circulação do coronavírus (COVID-19).

Considerando as boas práticas e recomendações da Organização Mundial de Saúde relativas à pandemia.

Considerando que a pandemia tem um pico de crescimento inicial e que a redução de circulação de pessoas nos ambientes assistenciais por razões evitáveis deve ser implementado com a máxima brevidade.

Vem através deste solicitar e recomendar que os serviços de saúde reorganizem os atendimentos odontológicos priorizando os atendimentos de urgência e emergência, como forma de diminuir aglomerações e procedimentos contaminantes, na forma de proteger a sociedade e os profissionais da Odontologia do Estado de Mato Grosso do Sul.

Recomendamos a realização de triagem anterior ao atendimento no consultório, para verificação de possíveis sintomas do COVID-19 e se detectados, os profissionais devem encaminhar os pacientes para atendimento médico.

Nos casos em que seja imprescindível o profissional realizar o atendimento, os mesmos devem avaliar quais serão as medidas de precauções para cada caso para se evitar a disseminação potencial de doenças entre pacientes, visitantes e equipe.

Importante se atentar a evitar aglomerações de pacientes na sala de espera e manter distâncias de cerca de um metro entre eles e casos de pacientes ou acompanhantes sintomáticos para tosse e febre recomendá-los a não permanência na sala de espera.

Orientamos observar com máximo rigor o protocolo de esterilização e limpeza de instrumentais e equipamentos entre os atendimentos, utilizando os EPI’s necessários, de acordo com as recomendações contidas no “Protocolo de recomendações para os atendimentos odontológicos em tempos de COVID-19” publicado pelo Conselho Federal de Odontologia, evitando assim exposição e contágio pelo novo coronavírus.

O momento é de somatório de esforços e ações conjuntas entre a sociedade civil, agentes e gestores públicos, profissionais de saúde, no enfrentamento desta pandemia. Somente com o empenho de todos iremos minimizar os potenciais riscos de circulação deste novo vírus.

Cartilha

O CFO disponibilizou a cartilha “Recomendações para Atendimentos Odontológicos em Tempos de Covid-19”, como forma de intensificar os cuidados dos profissionais de Odontologia em pré-consultas e consultas odontológicas. O conteúdo foi elaborado com cooperação técnica da Comissão Especial de Acompanhamento do Novo Coronavírus na Odontologia, do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ) e responsabilidade técnica das Cirurgiãs-Dentistas Águida Maria Menezes Aguiar Miranda (CRO-RJ 19526) e Maria Claudia Vieira Vieira Guimarães (CRO-RJ 19898).

Confira a Cartilha: http://bit.ly/3b1VYzY