• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

9 de dezembro de 2019

CRO-MS entrega equipamentos odontológicos ao Hospital de Câncer Alfredo Abrão

O CRO-MS realizou nessa segunda-feira (9) a entrega de um laser de baixa frequência e dois negatoscópios ao Hospital de Câncer Alfredo Abrão, em Campo Grande. Os equipamentos foram doados pela cirurgiã-dentista, Mônica Cristina Tosi Rosa, durante a campanha do CRO-MS para ajudar o Hospital a implantar o serviço de odontologia hospitalar.

A sala para o serviço odontológico já está pronta e sendo equipada, no entanto, ainda faltam alguns materiais necessários para o funcionamento. Quem puder ajudar, o Hospital está aceitando equipamentos usados, que estejam em boas condições de uso. Os interessados em contribuir podem fazer as doações de materiais na sede do CRO-MS, em Campo Grande. Para mais informações: 3321-0149.

Atualmente, apenas os pacientes oncológicos de cabeça e pescoço são atendidos pelo serviço odontológico, composto pelos cirurgiões-dentistas: Jhonatan Arandia (bucomaxilofacial) e Marina Nascimento (Hab. em odontologia hospitalar e especialista em prótese).

A ideia é melhorar a qualidade de vida dos pacientes durante e após os tratamentos de radioterapia e quimioterapia, minimizando os efeitos/sequelas na cavidade oral. Com o acompanhamento adequado de um cirurgião-dentista é possível promover a redução de infecções locais e sistêmicas em pacientes internados, diminuindo o tempo de internação. O atendimento odontológico no paciente em tratamento de câncer evita possíveis interrupções no tratamento oncológico devido às complicações bucais inerentes a estes.

A presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre, a conselheira Maisa Okama e a presidente da comissão de saúde pública do CRO-MS, Tânia Chaves, foram recebidas pelo Diretor Clínico do HCAA, Dr João Paulo Vendas Villalba, e pelos cirurgiões-dentistas: Jhonatan Arandia e Marina Nascimento.