18 de agosto de 2015

CRO-MS colhe assinaturas para campanha de combate a corrupção

O CRO-MS recebeu nesta terça-feira, 18, em sua sede em Campo Grande, a procuradora da República, Damaris Baggio, que coordena a campanha em MS: “10 Medidas contra a Corrupção”.

A iniciativa surgiu a partir da operação “Lava Jato” que constatou mais uma vez a participação de gestores público em casos de corrupção. A idéia é promover mudanças em 10 pontos da legislação atual para que os envolvidos em caso de corrupção sofram penas mais severas.

“Vemos a impunidade por causa de brechas na Lei. Hoje a punição é muito branda, quando não fica na impunidade. Por isso, a corrupção continua acontecendo no Brasil, pois ganham muito dinheiro e a punição, quando acontece é muito leve. Temos que garantir penas mais severas para esses casos”, explica a procuradora da República.

Conforme a campanha, as 10 alterações na Lei deverão ser enviadas ao Congresso por meio de um Projeto de Lei de iniciativa popular. Para isso é necessário colher 1,5 milhão de assinaturas de pelo menos cinco estados da Federação.

“Assim foi o procedimento da Ficha Limpa. Foi de iniciativa popular e teve essa pressão social. Quando fazemos isso, os parlamentares são forçados a mudar a Lei. Nós temos que nos mobilizar para que a corrupção acabe no Brasil”, declara Damaris.

Na reunião estiveram presentes os presidentes do CRO-MS, Francisco Grilo, e do CFO, Ailton Morilhas, que apoiarão a iniciativa. O CRO-MS irá colher assinaturas dos profissionais e enviar para a procuradora. Os profissionais podem comparecer a sede do Conselho ou acessar o site da campanha, imprimir a ficha, colher assinaturas e entregar ao CRO-MS. A ficha e mais informações estão disponíveis no site: http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas/10-medidas

“Nós apoiamos essa iniciativa e vamos trabalhar para que a campanha alcance o número de assinaturas. Temos que lutar pelos nossos ideais. A população está cansada de tantos casos de corrupção e da impunidade. Essa é uma forma de frearmos a corrupção no Brasil”, ressalta o presidente do CRO-MS, Francisco Grilo.

“O CFO também irá contribuir com a campanha. A legislação precisa ser mais rigorosa se não vão continuar com a corrupção. Iremos divulgar essa iniciativa para que os profissionais assinem a ficha para que seja possível entrar com esse Projeto de Lei de iniciativa popular”, declara o presidente do CFO, Ailton Morilhas.