• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

13 de agosto de 2020

CRO-MS busca ampliar Odontologia Hospitalar em MS

A diretoria do CRO-MS esteve reunida na noite desta quarta-feira (12) com o presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do CRO-MS, Mário Baldo. 
 
O objetivo foi avaliar o sistema de atendimento odontológico implantado pelos hospitais de Mato Grosso do Sul. No Estado existe a Lei 59/2017, que em 2018 tornou obrigatória a presença de profissionais de Odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva do Estado.
 
A Câmara Técnica tem buscado mecanismos para demonstrar a importância da atuação do profissional no ambiente hospitalar e assim ampliar a sua atuação.
 
Estudos demonstram que é possível gerar uma economia com a atuação do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar. Por exemplo: a redução do uso de antibiótico para combater uma infecção grave, que muitas vezes pode ser evitada com a intervenção de um cirurgião-dentista.
 
Pesquisa publicada pelo renomado Journal of Intensive Care Medicine, provou que a instituição de protocolo de cuidados odontológicos básicos, como a higiene oral, reduz em 46% a incidência de pneumonia.