19 de abril de 2023

CRO-MS apresenta demandas da Odontologia ao Ministério Público de MS

CRO-MS se reuniu nesta terça-feira (18), com a promotora do Ministério Público de MS e coordenadora- adjunta do Gaeds (Grupo de atuação especial de defesa da saúde), Dra. Daniela Cristina Guiotti, para apresentar demandas da Odontologia.

A presidente do CRO-MS, Silvânia da Silva Silvestre e a procuradora jurídica do Conselho, Laura de Oliveira Batista, falaram das condições precárias das unidades básicas de Saúde nos municípios visitados pelo Conselho e também sobre a falta de equipamentos e insumos importantes para o trabalho. O CRO-MS irá elaborar um relatório completo para apesentar ao órgão.

Na ocasião, também foi destacada a importância dos Cirurgiões-Dentistas habilitados nas equipes de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em todos os hospitais do Estado, que é previsto na Lei 5.163 de 2018. O CRO-MS conta com apoio do Ministério Público para que a legislação seja cumprida.

Também esteve em pauta o tratamento de processo judiciais de profissionais autuados pelo CRO-MS por atuarem fora da área de competência da odontologia.

O CRO-MS e o MP/MS estão trabalhando para assinar um termo de cooperação para atuarem em parceria em questões na área odontológica.