25 de outubro de 2019

CRO-MS abordou sobre a Semana de Prevenção ao Câncer de Boca com secretários de saúde

A conselheira do CRO-MS, Silvânia Silvestre, participou nesta sexta-feira (25) da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que reúne representantes das secretarias de saúde municipais e secretaria saúde do Estado.

A representante do CRO-MS abordou sobre a Semana de Prevenção ao Câncer de Boca, que será realizada de 4 a 8 de novembro. A conselheira apontou sobre a importância de todos realizarem a campanha nas respectivas cidades, tendo o apoio do CRO-MS no que for necessário. Em 2018, quase todos os 79 municípios desenvolveram ações de prevenção e conscientização.  O CRO-MS ainda já entrou alguns materiais de campanha para que sejam utilizados nos municípios, elaborados juntamente com o Governo do Estado.

A conselheira ainda reforçou o convite para que coordenadores de saúde bucal e secretários participem da abertura da Semana de Prevenção ao Câncer que será realizada na segunda-feira (4), no auditório do CRO-MS, em Campo Grande, e contará com a palestra sobre “COMO FAÇO ACÕES PREVENTIVAS DE CANCÊR BUCAL”, que será ministrada pelo cirurgião-dentista de Curitiba (PR), Laurindo Moacir Sassi, Doutor em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e autor do livro “25 anos de prevenção de câncer bucal no Paraná: Hospital Erasto Gaertner (1989  a 2013)”.

A Semana de Prevenção ao Câncer de Boca é instituída por leis municipal (4.733/2009), estadual (4.042/2011) e federal (13.230/2015).

Programação:

Campo Grande

4 de novembro:

Local: Auditório CRO-MS

8h – Recepção e credenciamento

8h15 – Abertura

8h30 – Solenidade de entrega aos municípios vencedores da Etapa Estadual – Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal

9h30 – Palestra: “COMO FAÇO ACÕES PREVENTIVAS DE CANCÊR BUCAL”.

Palestrante: Cirurgião-Dentista: Laurindo Moacir Sassi (Curitiba – PR)

*Doutor – Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina – UNIFESP/EPM do Programa de Pós-graduação em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

*Autor do livro: “25 anos de prevenção de câncer bucal no Paraná: Hospital Erasto Gaertner (1989  a 2013)

5 de novembro

9h às 13h - Dia “D” – Praça Ary Coelho – Campo Grande

Triagem com o objetivo de diagnosticar lesões cancerígenas.

Dourados

5 de novembro

13h - Palestra: Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal

Palestrante: Dr. Alcides Moreira

Local: Unigran

5 a 8 de novembro

Triagem com o objetivo de diagnosticar lesões cancerígenas.

Local: Unigran

Nos municípios do interior do Estado serão feitas ações junto aos profissionais Cirurgiões-Dentistas para identificar possíveis sintomas em seus pacientes, como palestras e exames junto à população.