Três trabalhos do Mato Grosso do Sul receberam menção honrosa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde por experiências de excelência de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na iniciativa “APS Forte no SUS no combate à pandemia de COVID-19”.
Uma dessas experiências é a proposta de dar continuidade e oportunizar a assistência odontológica mais ampla e adequada às gestantes durante o período de pandemia da Covid-19. A experiência foi desenvolvida em Campo Grande e hoje é reconhecida nacionalmente, passando a figurar no seleto “rol” de boas práticas desenvolvidas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde. A experiência denominada “Pré-Natal Odontológico: Continuidade de cuidado durante a pandemia de Covid-19” foi executada na USF Moreninha e realizada por residentes do programa de residência Multiprofissional em saúde da família da Sesau Campo Grande MS em parceria com Fiocruz.
Foram 1471 trabalhos inscritos, destes, 261 receberam menção honrosa, três do MS.
A iniciativa “APS Forte no SUS no combate à pandemia de COVID-19” concedeu certificados de menção honrosa para 261 experiências finalistas. Essa seleção aponta um grupo de municípios com alta motivação e sensibilidade sobre o papel e a responsabilidade da atenção primária à saúde na resposta à pandemia.
Fonte: A Crítica e Opas