3 de abril de 2023

CEO de Dourados é reestruturado com recursos do MPT-MS

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Dourados, que assiste a população do município e região com serviços especializados de saúde bucal de média complexidade, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), recebeu R$ 150 mil do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) para uma completa reestruturação da unidade.

Com os recursos destinados pelo MPT-MS foi possível adquirir sete aparelhos de ar-condicionado, sendo seis de 12 mil BTUs e outro de 30 mil BTUs, com instalação; uma impressora ecotank; um forno microondas de 27 litros; um purificador de água com compressor; dois aparelhos fotopolimerizadores; oito notebooks; dois smartphones; um equipo móvel odontológico; um aparelho de ultrassom odontológico; três localizadores apicais; três motores rotatórios reciprocantes de endodontia; três sensores de raio-x digital; dois aparelhos de raio-x odontológico; dois aparelhos fotopolimerizadores; duas bombas a vácuo para quatro consultórios cada e seis ponteiras de unidades sugadores da bomba a vácuo.

Os recursos são oriundos da execução de dois Termos de Ajuste de Conduta (TAC). As destinações foram homologadas pela 1ª Vara do Trabalho de Dourados e Vara do Trabalho de Nova Andradina, respectivamente.

Mais do que assegurar o cumprimento dos direitos trabalhistas, a conversão das multas e indenizações pagas por empresas que descumprem a legislação, em recursos que serão destinados a entidades que atuam em benefício dos cidadãos, é um dos exemplos de atuação do MPT para amparar a sociedade.

A entrega dos equipamentos foi acompanhada pelo procurador do Trabalho Jeferson Pereira, autor das ações que culminaram na reversão de recursos ao Centro de Especialidades Odontológicas. Na última quinta-feira (30), o procurador foi recebido na unidade pelo secretário Municipal de Saúde, Waldno Lucena Junior, e pelo gerente do Núcleo de Atenção à Saúde Bucal, Sérgio Rôas.

Podem se candidatar ao recebimento dos recursos instituições públicas e privadas com finalidade social e sem fins lucrativos e entidades sem personalidade jurídica ligadas a órgãos públicos.

Fotos: Carlos Marinho/ Secretaria Municipal de Saúde de Dourados
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, com informações da Prefeitura de Dourados