• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

23 de outubro de 2015

Assembleia homenageia Cirurgiões-Dentistas em sessão solene

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou nessa quinta-feira, 22, uma sessão solene em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista,  que será celebrado no próximo domingo, 25.  A proposição da sessão é da deputada Mara Caseiro (PTdoB) em conjunto com o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS).

Durante a solenidade, profissionais da odontologia receberam o diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados a odontologia de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, algumas pessoas públicas também foram agraciadas por contribuírem para o crescimento da profissão.

Este foi o sexto ano consecutivo que a Casa de Leis presta homenagens à odontologia. A tradição da sessão solene teve iniciou com a ex-deputada Dione Hashioka e a deputada Mara Caseiro, como Cirurgiã-Dentista, deu continuidade ao evento que reconhece esforços de profissionais.

“A odontologia é uma classe muito merecedora e eu tenho o prazer de participar dela. Me lembro de quando iniciei minha carreira profissional no município de Eldorado. Eram muitas dificuldades mas nós superamos, pois cada Cirurgião-Dentista busca fazer a diferença no posto de trabalho. Mais uma vez coloco meu mandato à disposição da odontologia para  que juntos possamos continuar avançando. Ao profissionais que trabalham com carinho e colegas de classe desejo meus parabéns”, ressalta Mara Caseiro.

A sessão solene contou com representantes da odontologia e autoridades. Estiveram presentes, o presidente do CFO, Ailton Morilhas, presidente da ABO-MS, Carlos Magno de Oliveira Rodrigues,  a secretaria de Educação do estado, Maria Cecilia Amendola da Motta, o deputado Prof. Rinaldo e o Secretario de Saúde do Estado, Nelson Tavares que foi um dos homenageados.

“A odontologia tem avançado muito e conquistado espaço cada vez mais. Essa solenidade é muito importante para ressaltar a importância da nossa profissão. Tem uma parceira da odontologia na ALMS que apesar de eleita pelo povo não esquece da profissão. Essa é uma das atividades que programamos para celebrar o Dia do Cirurgião-Dentista, que é a profissão que escolhemos para a vida”, declara o presidente do CRO-MS, Francisco Grilo.

“Em muitos estados a odontologia não tem esse reconhecimento, em que a Casa de Leis presta uma homenagem. Isso é reflexo de que MS está no caminho certo. A união dos gestores com a odontologia é muito importante para dar continuidade ao crescimento”, pontuou o presidente do CFO, Ailton Morilhas.

O Cirurgião-Dentista, Eduardo Ferreira da Motta, falou na tribuna em nome dos homenageados. O profissional que atua há 41 anos, 32 deles em Campo Grande, parafraseou Almir Sater para cotar a trajetória na odontologia. (Veja o discurso no fim da matéria).

“Receber uma homenagem é sempre bom. Mas ser agraciado pela profissão, pelo CRO-MS e pela deputada, que é Cirurgiã-Dentista, tem um peso ainda maior. Fico engrandecido de ser lembrado. Só posso ressaltar o quanto gosto de ser Cirurgião-dentista e de atuar na odontologia”, agradece o homenageado.

Homenageados:

Rogério Souto

“Feliz pelo reconhecimento pelo trabalho. Em Coxim, onde sou secretário de saúde, passamos por momentos difíceis, mas conseguimos avançar em saúde bucal com investimentos. Para mim como Cirurgião-Dentista conseguir com que o serviço odontológico do município fosse de mais qualidade foi uma grande conquista e essa homenagem deixa a gente mais motivado para continuar”, declara Rogério Souto, que é Cirurgião-Dentista e desde 2013 é Secretário de Saúde de Coxim.

 

José Sampaio

“Como profissional não poderia deixar de trabalhar pela odontologia em Ladário. A odontologia é parceira na região e tem compreendido a situação. Temos grandes profissionais no município que têm mantido um trabalho muito bem feito a disposição da população”, declara José Sampaio, Cirurgião-Dentista e vice-prefeito de Ladário.

Heloísa Fuzii

 

Cirurgiã-Dentista e coordenadora do curso de odontologia da Unigran-Dourados

 

Edison de Araújo

 

O presidente da Fecomercio-MS, Edison Araújo, foi representando pelo o assessor técnico de saúde do SESC, o Cirurgião-Dentista, Flávio Queiroz. Em junho deste ano o SESC inaugurou a nova unidade em que a odontologia recebeu grandes investimentos. Leia a matéria: https://www.croms.org.br/noticias.php?id=422

“Dentro do SESC a odontologia é uma das atividades prioritárias. A federação realizou grandes investimentos para melhorias do serviço odontológico. Também contamos as unidades móveis que reforçam o serviço. Esse trabalho fortalece nossas equipes e a odontologia”, explica Flávio Queiroz.

 

Eduardo da Motta

Cirurgião-Dentista e atualmente é responsável pelo setor de odontologia hospitalar do Hospital São Julião.

 

Edinaldo Bandeira

O vice-prefeito de Amambai foi representado pelo vereador Ilzo Víctor.

 

Nelson Barbosa Tavares

 

Secretário de Estado de Saúde de MS

Reinaldo Azambuja

O governador de MS, Reinaldo Azambuja, foi representado pelo secretário de saúde.

 

 

Discurso do homenageado EDUARDO DA MOTTA

Este evento destina-se à comemoração do dia do Dentista. Ao realizar-se nesta venerável Casa de Leis proporciona-se um grandioso cenário que magnífica e engrandece esta Sessão Solene.

Coube a mim a subida honra de representar os colegas homenageados com estas palavras de agradecimento, que tenho certeza é o sentimento que impera no coração de cada um de nós.

Nos idos de janeiro do ano de 1971, ao subir pela primeira vez as escadarias do majestoso prédio da então Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Paraná, com os cabelos raspados como todos os calouros, li uma placa de bronze no patamar do primeiro lance das escadarias que além de me intrigar, ficou gravada como um ferro em brasa em toda a minha trajetória profissional. De lá para cá, passaram-se 45 anos, quatro de bancos escolares e 41 sentado em um mocho odontológico.

A frase dizia:

“A Odontologia é uma profissão que exige dos que a ela se dedicam o conhecimento científico de um médico, a destreza manual de um cirurgião, o senso estético de um artista e a paciência de um monge”.

Sem dúvida, esta frase reflete um momento muito feliz atribuído ao Papa Pio XII e diz com grande clareza o que é a odontologia para mim.

Não consigo ver a odontologia sem o avanço desenfreado dos conhecimentos científicos e tecnológicos em busca do novo, sem a destreza manual para retirar de nossas ações a perfeição que um artista desbasta o bloco de mármore e descobre ali dentro uma Pietá, um Baco, uma estátua de Davi e sem a paciência de um religioso que escuta as angústias de seu rebanho sempre com um afã de trazer-lhes um lenitivo para sua alma.

E é com este conjunto de habilidades, que foi erguido este Castelo que temos hoje aqui nesta Casa de Leis. Este modelo arquitetônico composto por peças / cidadãos que abraçaram esta maravilhosa Odontologia Sul Mato-grossense, história que tenho o maior orgulho de participar, e parafraseando Almir Sater, a tocar em frente.

Ando devagar

Porque não tenho pressa

De levar um sorriso

A quem já chorou demais.

 

Hoje me sinto mais forte

Mais feliz, quem sabe

Só levo a certeza

De que muito pouco fiz

Ou nada fiz

 

Conhecer as manhas

E as dores relatadas nas manhãs

O sabor das massas e poder dar a alguém

O prazer das maçãs

 

É preciso amor muito amor

Pra poder cessar o pulsar das dores

É preciso paz, destreza, senso estético pra fazer sorrir

É preciso a chuva para florir

 

Penso que cumprir a vida que nos foi posta a viver

Seja simplesmente

Compreender a marcha incessante do estudar, do aprender

E ir tocando em frente

Como um velho boiadeiro, com sua paciência espiritual

Levando a boiada

Eu vou tocando os dias onde quer que exerça a odontologia

Pela longa estrada, eu vou

Estrada eu sou

 

Todo mundo ama um dia nossa profissão

Todo mundo chora com nossos pacientes

Um dia a gente chega

E no outro vai embora

 

Cada um de nós compõe a sua história:  Odontologia do Mato Grosso do Sul

Cada ser em si

Carrega o dom de ser capaz

E ser feliz

 

Embalado nesta canção de nossa terra, e ouso falar nossa, porque simplesmente metade da minha vida, respiro este ar prazeroso com cheiros e gostos pantaneiro, que acolheu a mim e a minha família com os braços abertos e afetuosos, encerro minhas palavras com muito agradecimento.

Muito obrigado pela homenagem, e saindo deste lugar de orador, e passando para o de simples observador desta plateia, me excluindo deles, vejo nas figuras que ali estão a verdadeira aptidão pela odontologia, e tenho certeza, a escolha de todos vocês, feita por nosso conselho regional de odontologia e pela nobre Deputada foi sem dúvida, a escolha dentre os bons, os melhores.

Muito Obrigado