Data da notícia: 06/11/2017

Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca

O CRO-MS realiza a partir desta segunda-feira,6, mais uma vez a campanha de conscientização de prevenção ao Câncer de Boca como parte da "Semana de Prevenção ao Câncer de Boca".

A campanha será exibida nas emissoras: TV Morena, SBT-MS e TV Record MS. O músico de MS gravou a mensagem através de uma parceria do CRO-MS com o Rotary Club Internacional - Campo Grande Norte.

PARA ASSISTIR CLIQUE AQUI

Câncer de Boca
O câncer bucal ocorre mais frequentemente em homens, principalmente com mais de 40 anos de idade. O câncer de boca atinge os lábios e a cavidade bucal, nas regiões da bochecha, gengiva, céu da boca, língua e assoalho da boca. Já o câncer de lábio tem como principal fator de risco a exposição solar.

Fatores de Risco
Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Principais Sintomas
Aparecimento de feridas na boca, não dolorosas e que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

Prevenção
Prevenção do câncer na boca: é possível através de hábitos saudáveis que incluem:
- Evitar o consumo excessivo de álcool;
- Evitar fazer uso excessivo de cachimbos e cigarros;
- Evitar exposição ao sol sem proteção;
- Evitar o uso de próteses desajustadas à sua boca;
- Ter uma boa higiene bucal, escovando os dentes quatro vezes ao dia, de preferência após todas as refeições;
- Ter um acompanhamento odontológico frequente;
- Manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e legumes;
- Realizar um autoexame da boca, procurando qualquer tipo de alteração como: feridas, inchaços ou manchas.