Data da notícia: 17/09/2020

CRO-MS busca forma de ampliar fluoretação das águas de abastecimento público

A LEI Federal 6.050, de 1974, que dispõe sobre a obrigatoriedade da fluoretação da água de abastecimento público, foi tema da reunião no CRO-MS nesta quarta-feira (16). A diretoria do CRO-MS recebeu o professor da UFMS, Rafael Aiello Bomfim, que realizou um estudo sobre a fluoretação em Mato Grosso do Sul durante sua pesquisa Pós-DOC, na Faculdade de Saúde Pública da USP. O Cirurgião-Dentista também atua no projeto da UFMS de levantamento epidemiológico de saúde bucal no Estado de MS. Conforme dados fornecidos por órgão oficiais, como por exemplo o SNIS (Sistema Nacional de Informação Sanitária) no ano de 2019, apenas 19 das 79 cidades do Estado de Mato Grosso do Sul contam com a fluoretação da agua de abastecimento público. O objetivo de reunião foi buscar meios para que a fluoretação no abastecimento de água seja ampliada no Estado. “O levantamento epidemiológico de Mato Grosso do Sul 2018-19 mostrou que o índice de experiência de cárie (CPO-D) aos 12 anos de idade é maior em cidades que não contam com água fluoretada. Os dados de saúde bucal nacionais também mostram o mesmo”, comentou o Professor Rafael Aiello.