Data da notícia: 20/08/2020

MOTIVOS PARA NUNCA DEIXAR DE IR AO DENTISTA

Escovar os dentes, passar fio dental, manter os cuidados diários na saúde bucal é importante, certo? Porém, não apenas os bons hábitos de higiene oral são necessários para nosso cuidado. O CRO-MS reforça que o acompanhamento odontológico período é fundamental para a manutenção da saúde geral de todas as pessoas.

Se muitas pessoas, antigamente, acreditavam que os consultórios odontológicos só eram lembrados na hora de uma dor de dente, hoje sabemos que, mais do que nunca, uma visita periódica ao cirurgião-dentista faz parte da nossa rotina de saúde e auto-cuidado.

A falta da ida regular pode causar problemas sérios, pois com o decorrer do tempo, problemas pequenos e fáceis de serem resolvidos podem se transformar em grandes incômodos, infecções e doenças.

A ida regular ao cirurgião-dentista auxilia na avaliação da saúde bucal, assim como na prevenção de problemas odontológicos, como gengivite, cárie, bruxismo, inflamações etc. Doenças na cavidade oral podem ser uma porta aberta para que bactérias penetrem na corrente sanguínea e causem doenças mais graves, em órgãos como o pulmão ou o coração. Esse quadro também pode agravar comorbidades como a diabetes, e até mesmo induzir ao parto prematuro em gestantes com problemas bucais. O diagnóstico precoce do HPV e do câncer de boca, por sua vez, só será possível com o devido acompanhamento odontológico.

São tantas preocupações, não é mesmo?! Por isso, a melhor solução é sempre ter o acompanhamento de um profissional qualificado para isso: o cirurgião-dentista.

Muito mais do que um sorriso bonito: a saúde começa pela boca! Portanto, o CRO-MS recomenda à população não apenas cuidados diários, como também a visita regular ao cirurgião-dentista.