Data da notícia: 13/08/2020

Equipe de cirurgiões-dentistas faz cirurgia rara em recém-nascido

A equipe bucomaxilofacial da Santa Casa de Campo Grande realizou um procedimento cirúrgico altamente complexo e com sucesso em um paciente recém-nascido, portador da doença "Sequência de Robin associada à Anomalia” (SRA)

A doença é uma anomalia congênita rara, caracterizada pela diminuição da mandíbula, retração da língua e obstrução das vias áreas.

O bebê de apenas 52 dias foi submetido a um procedimento chamado de “distração osteogênica mandibular” pela equipe do serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.

Ao todo, foram cerca de 2h30 de cirurgia sem intercorrências. Com o procedimento, a mandíbula teve um aumento de 13mm, o que garantiu ao paciente uma melhora significativa da desobstrução das vias aéreas e possibilidade de alta para os próximos dias.

Os responsáveis pelo procedimento foram os cirurgiões-dentistas, Dr. Everton Pancini e Dr. Hugo Mituo com o apoio dos residentes em bucomaxilofacial Lucas Marques Meurer, Claudio Santana, Ariane Verlingue, Diogo Marques, Caio Lacerda e Valdir Amancio, contado com a ajuda importante dos médicos anestesiologistas Dr. Rodrigo Kanashiro, Dr. Ivonei Assad Villa Maior e residente da especialidade Dr. Thiago Cortes e da participação da cirurgiã pediátrica, Drª Regina Maria Araújo Ajalla e da residente da especialidade, Drª Larissa Ritter.

Foto e informações: Santa Casa