Data da notícia: 13/08/2020

CRO-MS busca ampliar Odontologia Hospitalar em MS
A diretoria do CRO-MS esteve reunida na noite desta quarta-feira (12) com o presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do CRO-MS, Mário Baldo.

O objetivo foi avaliar o sistema de atendimento odontológico implantado pelos hospitais de Mato Grosso do Sul. No Estado existe a Lei 59/2017, que em 2018 tornou obrigatória a presença de profissionais de Odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva do Estado.

A Câmara Técnica tem buscado mecanismos para demonstrar a importância da atuação do profissional no ambiente hospitalar e assim ampliar a sua atuação.

Estudos demonstram que é possível gerar uma economia com a atuação do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar. Por exemplo: a redução do uso de antibiótico para combater uma infecção grave, que muitas vezes pode ser evitada com a intervenção de um cirurgião-dentista.

Pesquisa publicada pelo renomado Journal of Intensive Care Medicine, provou que a instituição de protocolo de cuidados odontológicos básicos, como a higiene oral, reduz em 46% a incidência de pneumonia.