Data da notícia: 01/04/2020

Cirurgiões-dentistas produzem protetores faciais e fazem doações em Três Lagoas

Em tempos de incertezas, como o que a população vive atualmente, por conta do novo coronavírus (COVID-19), são atos de generosidade e solidariedade que alimentam a esperança de que a situação será superada.

A cirurgiã-dentista de Três Lagoas, Eliana Echeto, que é proprietária de uma clínica de radiologia odontológica e imaginologia no município, utilizou as impressoras 3D do estabelecimento na produção de protetores faciais para serem doados aos profissionais da saúde do município e para os colegas da odontologia.

Até agora, já foram produzidas 200 unidades doadas à UPA de Três Lagoas, aos cirurgiões-dentistas da rede municipal e da iniciativa privada. A clínica tinha a maior parte dos materiais necessários em estoque.

“Já que estamos em quarentena, decidimos que nosso tempo, material e horas de impressão fossem usados para ajudar as pessoas, especialmente as da frente de batalha. Pensamos que todos os envolvidos com a área de saúde (atendimento, resgate, auxiliares, etc...) precisam ter acesso a mais essa proteção. Tudo é válido para preservar a vida. Faremos quantos pudermos”, conta, Eliana Echeto.

Mais protetores ainda serão produzidos para fazer a doação para hospitais e locais que necessitem. A ação de solidariedade está ganhando reforço de mais profissionais da odontologia que já estão se prontificando para realizar a doação de mão de obra, acetato e elástico.

O CRO-MS reconhece e parabeniza a ação liderada pela cirurgiã-dentista, Eliana Echeto, e que logo ganhou apoio dos profissionais, Lílian Carriço e Nelson Carriço, alem da ajuda da Márcia Mohieddine, que se prontificaram a ajudar com a doação de alguns itens e mão de obra.

“É tempo de dificuldades, mas é extremamente importante nos unirmos para superar esse momento. Nos dá muito orgulho da odontologia ver essa preocupação de profissionais com os colegas e com uma causa que é de todos”, comenta a presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre.