Data da notícia: 27/11/2019

Cirurgião-dentista de MS compõe Comissão Intersetorial de Saúde Bucal

O cirurgião-dentista de Mato Grosso do Sul, Gilmar Trevizan, representa o CFO (Conselho Federal de Odontologia) na Comissão Intersetorial de Saúde Bucal (Cisb) do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Nesta semana, dias 25 e 26 de novembro, em Brasília/DF, foi realizada reunião para a construção de Plano de Trabalho de 2020 da Cisb. A primeira reunião dos novos membros para o triênio 2019-2021 também debateu propostas aprovadas durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde.

Pleiteada durante reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (Fentas) em maio, o CFO integra pela primeira vez a Cisb. "Com muita competência nós conquistamos a representatividade do CFO neste espaço que nós da mais força para pleitear políticas públicas para facilitar o tratamento odontológico gratuito, o que valoriza o profissional da Odontologia no SUS”, explica Gilmar Trevizan sobre a importância da participação da Autarquia na Comissão.

Ainda no encontro, os membros da Cisb discutiram as propostas aprovadas na 16ª Conferência Nacional de Saúde analisando os eixos de: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde; e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

O representante do CFO explica que esses eixos abrangem importantes propostas à assistência odontológica na rede pública como implementação do atendimento de urgência odontológica em todas as regiões de saúde e serviço de prótese em toda a rede. Além disso, tem como proposta revisar, implantar e implementar a política do SUS na atenção básica disponibilizando que as especialidades odontológicas possam ser habilitadas para fazer procedimentos de média e alta complexidade, entre outros.

A Comissão Intersetorial de Saúde Bucal atua acompanhando a execução da Política Nacional de Saúde Bucal. Seu objetivo assessorar na organização da atenção em saúde bucal em todos os níveis de atenção, acompanhando as deliberações das Conferências Nacionais de Saúde Bucal. Também é responsabilidade da Cisb traçar diretrizes para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito.

 

*Com informações CFO


Autor:
Fonte:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- EXPEDIENTE CRO-MS
- Delegacias Regionais do CRO-MS não terão expediente de 16/12 a 14/01
- App gratuito ajuda a promover a inclusão de pacientes surdos no atendimento odontológico
- Delegacia Regional de Dourados não terá expediente nesta quinta-feira
- CRO-MS aborda importância da odontologia hospitalar com nova diretoria do Hospital Regional
- CRO-MS realiza evento em comemoração ao Dia dos ASBs e TSBs
- Comissão de Ensino elabora proposta de manual de rotina aos CROs para melhor fluxo no Setor de Registro e Especialização do CFO
- 2ª Via da Anuidade 2020 pode ser emitida no site do CFO
- Novos conselheiros do CRO-MS tomam posse para gestão 2019-2021
- Municípios de MS recebem Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal


CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA
UNIVERSIDADES PARCEIRAS


HOME | CONSELHO | DIRETORIA | PROFISSIONAIS | RECADASTRAMENTO | NOTICIAS | OUVIDORIA | MAPA DO SITE


Horário de Atendimento: De Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h
Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 1.812 • Jd. Veraneio • CEP 79037-100 • (Pq. dos Poderes) • FONE: (67) 3321-0149 • Campo Grande • MS