Data da notícia: 04/11/2019

Abertura da Semana de Prevenção ao Câncer de Boca

O CRO-MS realizou nesta segunda-feira (4) a abertura oficial da Semana de Prevenção ao Câncer de Boca. A solenidade foi realizada no auditório do Conselho e contou com a presença de mais de 25 representantes de municípios de Mato Grosso do Sul. Além de profissionais da área, estiveram presentes: representantes do Governo do Estado, prefeitos, secretários municipais de saúde e coordenadores.

Na abertura foi oferecida uma palestra com o tema “Como faço ações Preventivas de Câncer Bucal”, ministrada pelo Cirurgião-Dentista, Laurindo Moacir Sassi (Curitiba – PR), doutor em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e autor do livro: “25 anos de prevenção de câncer bucal no Paraná: Hospital Erasto Gaertner (1989  a 2013)”.

Na ocasião, ainda foi realizada a solenidade de premiação dos municípios vencedores da Etapa Estadual – Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal.

Durante toda a semana, quase todos os 79 municípios do Estado realizarão atividades de conscientização junto à população. Em Campo Grande, o dia D da semana, com ações de prevenção e diagnóstico do câncer de boca na Praça Ary Coelho, em Campo Grande, das 9h às 13h.

No local será instalado um posto de atendimento, em que a população passará por uma triagem com o objetivo de diagnosticar lesões da cavidade bucal. Os casos diagnosticados como lesões com potencial de cancerização serão encaminhados para as unidades especializadas. Todo o atendimento será gratuito. Em 2018, foram constatadas 86 lesões suspeitas, durante a triagem na Praça Ary Coelho, sendo necessário o encaminhamento de 21 pacientes para o Centro de Especialidades Odontológicas.

Em Dourados também está sendo realizado exame clínico preventivo de câncer bucal (4 e 5 de novembro). Nesta terça-feira (5) o atendimento será na Clínica Odontológica da Unigran – Bloco 9, das 13:30 às 17:30.