Data da notícia: 25/09/2019

CRO-MS oferece palestra sobre “Acupuntura na Odontologia”

O CRO-MS realizará a palestra: “Acupuntura na Odontologia”, no dia 18 de outubro, às 19h30, no auditório do CRO-MS, localizado na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 1.812, Jd. Veraneio. A palestra fará parte do projeto de Educação Continuada do CRO-MS e será oferecida gratuitamente. Não requer inscrição prévia.

A palestra será ministrada pelo cirurgião-dentista, Marcelo Lagrega Lemes, que é professor da Associação Brasileira de Acupuntura desde 2000 e reside em São Paulo/SP.

A Resolução CFO 160/2015, reconhece a Acupuntura, a Homeopatia e a Odontologia do Esporte como especialidades odontológicas.

Para o paciente odontológico, os benefícios podem começar antes do tratamento. Poucas sessões são capazes de controlar o paciente ansioso. A técnica também possibilita o aumento da abertura bucal, o controle da hipertensão arterial, a modulação de algias, inclusive as pulpites, a preparação do paciente para cirurgias estimulando a homeostasia e reparação dos tecidos, podendo, ainda, ser útil controlando a náusea e vômito na hora da moldagem.

Concomitantemente ao tratamento odontológico, a acupuntura apresenta bons resultados nos quadros de disfunção temporomandibular, dores na musculatura facial decorrentes de tensão, nevralgias, paralisias faciais e diminuição de salivação.

Mesmo após o atendimento odontológico o paciente pode se beneficiar da acupuntura. Nos casos de remoção de terceiros molares, estudo científico comparando dois grupos quanto ao consumo de analgésicos no pós-operatório concluiu que o grupo tratado com acupuntura teve menor consumo de analgésicos em comparação com o grupo que não se utilizou da técnica. Outras indicações são alívio da dor após ativação de aparelhos ortodônticos e reversão de parestesias decorrentes de procedimento cirúrgico.

A Acupuntura em Odontologia traz ainda benefícios na resolução de lesões que podem afetar a cavidade oral, tais como aftas, síndrome da ardência bucal, xerostomia e outras.

O cirurgião-dentista-acupunturista pode atuar em parceria com várias especialidades odontológicas, dando suporte ao paciente e facilitando o atendimento, dentro do conceito das práticas integrativas e complementares à saúde bucal.

 


Autor:
Fonte:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- CRO-MS participa de reunião com Defensoria Pública de MS
- Acupuntura na Odontologia foi tema de palestra no CRO-MS
- CRO-MS busca apoio em reunião com Prefeitura de Campo Grande
- Três municípios de MS estão entre os primeiros colocados no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal
- CRO-MS se reúne com secretário de Saúde de MS
- MPF recomenda ao Ministério da Educação suspender autorização para funcionamento de novos cursos EAD na área da saúde
- CRO-MS busca apoio da Prefeitura de Campo Grande para Semana de Prevenção ao Câncer de Boca
- CRO-MS busca apoio da UFMS para Semana de Prevenção ao Câncer de Boca
- Odontologia Hospitalar é tema de palestra no CRO-MS
- Dia Mundial do Dentista


CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA
UNIVERSIDADES PARCEIRAS


HOME | CONSELHO | DIRETORIA | PROFISSIONAIS | RECADASTRAMENTO | NOTICIAS | OUVIDORIA | MAPA DO SITE


Horário de Atendimento: De Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h
Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 1.812 • Jd. Veraneio • CEP 79037-100 • (Pq. dos Poderes) • FONE: (67) 3321-0149 • Campo Grande • MS