Data da notícia: 25/09/2019

CRO-MS oferece palestra sobre “Acupuntura na Odontologia”

O CRO-MS realizará a palestra: “Acupuntura na Odontologia”, no dia 18 de outubro, às 19h30, no auditório do CRO-MS, localizado na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 1.812, Jd. Veraneio. A palestra fará parte do projeto de Educação Continuada do CRO-MS e será oferecida gratuitamente. Não requer inscrição prévia.

A palestra será ministrada pelo cirurgião-dentista, Marcelo Lagrega Lemes, que é professor da Associação Brasileira de Acupuntura desde 2000 e reside em São Paulo/SP.

A Resolução CFO 160/2015, reconhece a Acupuntura, a Homeopatia e a Odontologia do Esporte como especialidades odontológicas.

Para o paciente odontológico, os benefícios podem começar antes do tratamento. Poucas sessões são capazes de controlar o paciente ansioso. A técnica também possibilita o aumento da abertura bucal, o controle da hipertensão arterial, a modulação de algias, inclusive as pulpites, a preparação do paciente para cirurgias estimulando a homeostasia e reparação dos tecidos, podendo, ainda, ser útil controlando a náusea e vômito na hora da moldagem.

Concomitantemente ao tratamento odontológico, a acupuntura apresenta bons resultados nos quadros de disfunção temporomandibular, dores na musculatura facial decorrentes de tensão, nevralgias, paralisias faciais e diminuição de salivação.

Mesmo após o atendimento odontológico o paciente pode se beneficiar da acupuntura. Nos casos de remoção de terceiros molares, estudo científico comparando dois grupos quanto ao consumo de analgésicos no pós-operatório concluiu que o grupo tratado com acupuntura teve menor consumo de analgésicos em comparação com o grupo que não se utilizou da técnica. Outras indicações são alívio da dor após ativação de aparelhos ortodônticos e reversão de parestesias decorrentes de procedimento cirúrgico.

A Acupuntura em Odontologia traz ainda benefícios na resolução de lesões que podem afetar a cavidade oral, tais como aftas, síndrome da ardência bucal, xerostomia e outras.

O cirurgião-dentista-acupunturista pode atuar em parceria com várias especialidades odontológicas, dando suporte ao paciente e facilitando o atendimento, dentro do conceito das práticas integrativas e complementares à saúde bucal.