Data da notícia: 17/09/2019

1º Fórum Estadual em Defesa da Prescrição Legível será nesta sexta-feira

O evento será na Câmara Municipal de Campo Grande

No dia 20 de setembro o CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) realizará o 1º Fórum Estadual em Defesa da Prescrição Legível. O evento será realizado na Câmara Municipal de Campo Grande às 8h e é voltado para os profissionais de saúde, população e autoridades. O Fórum integrará o cronograma de eventos para o mês de comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico.

O objetivo do Fórum é orientar todos os envolvidos na cadeia da saúde, por isso participarão também: CRM/MS, CRMV/MS, CRO/MS, COREN/MS, SINMED, SINFARM, SIOMS, ASSOCIAÇÃO MÉDICA, SES, SESAU, MPE E DEFENSORIA PÚBLICA.

“Vamos reunir no mesmo ambiente os profissionais de saúde que prescrevem, as autoridades que cobram o cumprimento da lei, e população que tem o direito de ser atendida com a receita legível e a comunidade acadêmica que são os futuros profissionais de saúde e usuários dos serviços”, explica o farmacêutico Adam Macedo Adami, assessor técnico do CRF/MS.

FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO GRATUITA, CLIQUE AQUI: bit.ly/ForumPrescricaoLegivelMS

A Prescrição Legível é assegurada pela Lei Federal 5.991/73 e a prescrição impressa é uma conquista da Lei Estadual 3.629 de 29 de dezembro de 2008, em que os profissionais de saúde prescritores devem fazer o ato de forma clara e legível para o paciente. “Durante muitos anos vimos os pacientes sofrerem com receitas impossíveis de serem lidas e isso acarretava no prejuízo ao tratamento, podendo levar ao erro na dispensação de medicamentos e outros efeitos. Isso é um descaso e um desserviço com o tratamento da população”, ressalta Adam Macedo Adami.

“O assunto é de extrema importância no dia a dia da população. É preciso que as instituições na área da saúde promovam uma campanha de conscientização de todos os públicos. Os farmacêuticos precisam orientar as autoridades para que cobrem o cumprimento da legislação e a população tenha a receita legível, de fácil interpretação, pois isso facilitará para todos. Uma receita ilegível pode levar a sérios prejuízos à saúde e o que era para ser uma solução, acaba sendo uma ampliação do problema”, destaca o assessor, reforçando que muitos farmacêuticos acabam buscando ajuda em grupos de Whatsapp para conseguir decifrar o nome do medicamento e o paciente fica aguardando na farmácia e na drogaria.

Diante da gravidade do problema o CRF/MS criou um sistema de recebimento de prescrições ilegíveis no site do Conselho (http://www.crfms.org.br/prescricao-notificacao). O canal possibilita ao farmacêutico e ao cidadão a notificação e o encaminhamento de receitas ou prescrições ilegíveis para o CRF/MS.

Após o recebimento da prescrição, o CRF/MS encaminha as informações ao Conselho de Classe do Profissional Prescritor para que, em parceria, e por meio dos dados obtidos, o CRF/MS possa cobrar, propor e promover ações educativas e preventivas junto aos profissionais de saúde, Conselhos de Classe e Autoridades de Saúde.

Mais informações sobre o evento pelo e-mail eventos@crfms.org.br ou (67) 3325-8090. Será emitido certificado de 4h aos participantes.

PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM

8h - CREDENCIAMENTO

8h30 – ABERTURA

9h – Palestrante 01:  Farm. Adam Adami/Assessor Técnico do CRF/MS