Data da notícia: 17/09/2019

1º Fórum Estadual em Defesa da Prescrição Legível será nesta sexta-feira

O evento será na Câmara Municipal de Campo Grande

 

No dia 20 de setembro o CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) realizará o 1º Fórum Estadual em Defesa da Prescrição Legível. O evento será realizado na Câmara Municipal de Campo Grande às 8h e é voltado para os profissionais de saúde, população e autoridades. O Fórum integrará o cronograma de eventos para o mês de comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico.

 

O objetivo do Fórum é orientar todos os envolvidos na cadeia da saúde, por isso participarão também: CRM/MS, CRMV/MS, CRO/MS, COREN/MS, SINMED, SINFARM, SIOMS, ASSOCIAÇÃO MÉDICA, SES, SESAU, MPE E DEFENSORIA PÚBLICA.

 

“Vamos reunir no mesmo ambiente os profissionais de saúde que prescrevem, as autoridades que cobram o cumprimento da lei, e população que tem o direito de ser atendida com a receita legível e a comunidade acadêmica que são os futuros profissionais de saúde e usuários dos serviços”, explica o farmacêutico Adam Macedo Adami, assessor técnico do CRF/MS.

 

FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO GRATUITA, CLIQUE AQUI: bit.ly/ForumPrescricaoLegivelMS

 

A Prescrição Legível é assegurada pela Lei Federal 5.991/73 e a prescrição impressa é uma conquista da Lei Estadual 3.629 de 29 de dezembro de 2008, em que os profissionais de saúde prescritores devem fazer o ato de forma clara e legível para o paciente. “Durante muitos anos vimos os pacientes sofrerem com receitas impossíveis de serem lidas e isso acarretava no prejuízo ao tratamento, podendo levar ao erro na dispensação de medicamentos e outros efeitos. Isso é um descaso e um desserviço com o tratamento da população”, ressalta Adam Macedo Adami.

 

“O assunto é de extrema importância no dia a dia da população. É preciso que as instituições na área da saúde promovam uma campanha de conscientização de todos os públicos. Os farmacêuticos precisam orientar as autoridades para que cobrem o cumprimento da legislação e a população tenha a receita legível, de fácil interpretação, pois isso facilitará para todos. Uma receita ilegível pode levar a sérios prejuízos à saúde e o que era para ser uma solução, acaba sendo uma ampliação do problema”, destaca o assessor, reforçando que muitos farmacêuticos acabam buscando ajuda em grupos de Whatsapp para conseguir decifrar o nome do medicamento e o paciente fica aguardando na farmácia e na drogaria.

 

Diante da gravidade do problema o CRF/MS criou um sistema de recebimento de prescrições ilegíveis no site do Conselho (http://www.crfms.org.br/prescricao-notificacao). O canal possibilita ao farmacêutico e ao cidadão a notificação e o encaminhamento de receitas ou prescrições ilegíveis para o CRF/MS.

 

Após o recebimento da prescrição, o CRF/MS encaminha as informações ao Conselho de Classe do Profissional Prescritor para que, em parceria, e por meio dos dados obtidos, o CRF/MS possa cobrar, propor e promover ações educativas e preventivas junto aos profissionais de saúde, Conselhos de Classe e Autoridades de Saúde.

 

Mais informações sobre o evento pelo e-mail eventos@crfms.org.br ou (67) 3325-8090. Será emitido certificado de 4h aos participantes.

 

 

PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM

 

8h - CREDENCIAMENTO

8h30 – ABERTURA

 

9h – Palestrante 01:  Farm. Adam Adami/Assessor Técnico do CRF/MS

Palestra: Requisitos técnicos e legais inerentes à prescrição de medicamentos

 

9h25 – Palestrante 02: Farm. Dr. Kauê Cézar Sá Justo/Comissão de Farmácia Clínica do CRF/MS

Palestra: Impacto da prescrição na compreensão da farmacoterapia por pacientes atendidos em UBS

 

9h45 – Palestrante 03: Marcelo Ferraz - Representante do SIBRARE e SIBRAFAR

Palestra: Prescrição eletrônica e o futuro da profissão farmacêutica

 

10h10 - Debates: Soluções tecnológicas em mesa redonda com autoridades, dirigentes sindicais e de Conselho de Classe dos prescritores (SINMED, SINFARM, SIOMS, CRM, CRMV, CRO, COREN, ASSOC. MÉDICA, SES, SESAU, MPE E DEFENSORIA PÚBLICA)

 

11h10 – Entrega de Homenagens

11h20 – Proposições e encaminhamentos: CRF/MS, MPE e DPE


Autor:
Fonte:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- CRO-MS participa de reunião com Defensoria Pública de MS
- Acupuntura na Odontologia foi tema de palestra no CRO-MS
- CRO-MS busca apoio em reunião com Prefeitura de Campo Grande
- Três municípios de MS estão entre os primeiros colocados no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal
- CRO-MS se reúne com secretário de Saúde de MS
- MPF recomenda ao Ministério da Educação suspender autorização para funcionamento de novos cursos EAD na área da saúde
- CRO-MS busca apoio da Prefeitura de Campo Grande para Semana de Prevenção ao Câncer de Boca
- CRO-MS busca apoio da UFMS para Semana de Prevenção ao Câncer de Boca
- Odontologia Hospitalar é tema de palestra no CRO-MS
- Dia Mundial do Dentista


CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA
UNIVERSIDADES PARCEIRAS


HOME | CONSELHO | DIRETORIA | PROFISSIONAIS | RECADASTRAMENTO | NOTICIAS | OUVIDORIA | MAPA DO SITE


Horário de Atendimento: De Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h
Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 1.812 • Jd. Veraneio • CEP 79037-100 • (Pq. dos Poderes) • FONE: (67) 3321-0149 • Campo Grande • MS