Data da notícia: 10/08/2019

Comissão de Odontologia Hospitalar planeja ações

⠀⠀⠀
A Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-MS esteve reunida nesta sexta-feira, 9. Um dos temas de trabalho foi sobre a derrubada do veto presidencial ao PLC 34/2013, que torna obrigatória a prestação de assistência odontológica a pacientes em regime de internação hospitalar. O veto será apreciado em sessão mista no Congresso Nacional.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso, os membros da comissão irão buscar apontar para os deputados federais e senadores de Mato Grosso do Sul sobre a importância desse serviço na saúde. O PLC 34/2013 havia sido aprovado pelo Senado no dia 24 de abril.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O objetivo é fazer assim como em MS, onde os deputados estaduais votaram por derrubar o veto do executivo sobre o PL 59/2017, sendo o Estado um dos pioneiros, por meio de um trabalho do CRO-MS.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A odontologia hospitalar gera economia aos hospitais, diminui o tempo de internação dos pacientes e proporciona uma melhor recuperação da pessoa em tratamento, além de diminuir as chances de infecções e pneumonias.

A comissão ainda definiu que será encaminhado um material informativo sobre a odontologia hospitalar a todos os municípios do Estado. Além de uma cartilha sobre o tema, serão enviados todas as normativas e documentos referentes a odontologia hospitalar, além da Lei 59/2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de profissionais de Odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva no Estado de Mato Grosso do Sul.
⠀⠀⠀⠀⠀
A comissão ainda estuda fazer visitas técnicas aos hospitais do estado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estiveram presentes na reunião: a conselheira do CRO-MS, Silvânia Silvestre, o presidente da comissão, Mário Baldo, e as instegrantes Pâmela Peres e Ana Carolina Lyrio.