Data da notícia: 05/07/2019

Municípios que mais investem em políticas públicas de saúde bucal são premiados com cadeira odontológica

Os municípios que mais investiram em implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal, no último ano, serão premiados com uma cadeira odontológica com equipo completo. O objetivo é reconhecer e valorizar iniciativas e profissionais que priorizam a qualidade do atendimento odontológico prestado à população na rede pública de saúde.

Neste ano, o Prêmio Nacional CFO de saúde Bucal é concedido aos municípios com até 20.000 habitantes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Além de premiar municípios entre 20.001 e 50.000 habitantes; municípios entre 50.001 e 100.000 habitantes; municípios entre 100.001 e 500.000 habitantes e os municípios com mais de 500.000 habitantes – o que inclui o Distrito Federal. São nove categorias no total.

Os municípios interessados em participar da premiação podem efetuar a inscrição, até o dia 31 de julho, no Conselho Regional de Odontologia do estado, conforme orientações previstas na Resolução 205/2019. Serão considerados para critérios de avaliação: Financiamento em Saúde, Controle Social, Política Municipal de Saúde Bucal, Assistência Odontológica Básica, Assistência Odontológica Especializada, Promoção de Saúde Bucal, Vigilância em Saúde Bucal, Quadro de Pessoal Odontológico, Remuneração na Atenção Básica e Educação Permanente.

A cadeira odontológica é destinada para a primeira colocação nas nove categorias concorrentes, com mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctor para coleta de dejetos através de cuspideira/sugadores e refletor odontológico. Os municípios classificados do segundo ao quinto lugar receberão placas alusivas e os demais inscritos receberão certificado de participação.

Há 14 anos, o Prêmio Nacional CFO de saúde Bucal é realizado pelo Conselho Federal de Odontologia com o apoio dos Conselhos Regionais como forma de estimular melhores práticas de saúde bucal e garantia de acesso ao atendimento odontológico para quem mais precisa. Neste ano, a premiação está prevista para acontecer no último trimestre e busca ampliar, ainda mais, o número de municípios participantes.