Data da notícia: 24/06/2019

CRO-MS realiza palestra em Itaporã e município recebe certificados de registro e inscrição

Técnicos e auxiliares de Saúde Bucal da região de Itaporã participaram nesta segunda-feira (24) da palestra oferecida pelo CRO-MS, por meio do projeto de Educação Continuada, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A palestra teve como tema “Biossegurança”. O assunto foi ministrado pelo cirurgião-dentista, Prof. Me. Henrique Cesar Komiyama, que atua em cursos de formação de ASB.

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Itaporã.

Na ocasião, o CRO-MS apresentou um relatório sobre as nove unidades de saúde bucal do município e realizou a entrega dos certificados de registro e inscrição dos estabelecimentos junto ao Conselho. Itaporã é o primeiro município do Estado a se adequar a Resolução CFO 63/2005 que dispõe sobre a necessidade de qualquer estabelecimento odontológico possuir um cirurgião-dentista como responsável técnico (RT).

“Em cada unidade de saúde,  temos o cirurgião-dentista RT (responsável técnico). Como responsáveis técnicos, os profissionais cirurgiões-dentistas têm condições de exigir que os estabelecimentos de saúde, órgão público e gestores, observem normas exigidas pela vigilância sanitária, garantindo um adequado atendimento à população e segurança dos profissionais que ali exercem a odontologia. Fica sob responsabilidade do profissional RT também supervisionar e acompanhar ações de cada profissional pertencente a ESB e e respondendo por suas ações e decisões”, explica a coordenadora de saúde bucal de Itaporã, Danieli Laguna.

A coordenadora ainda conta que as nove unidades estão em funcionamento, sendo que cinco delas,  recentemente, foram equipadas com aparelhos de raio x e aparelhos de ultrassom e profilaxia. Atualmente, o município cumpre todas metas Estaduais e as estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

O prefeito Marcos Pacco e o gerente municipal de saúde Dogmar Petek estiveram presentes no evento.