Data da notícia: 09/05/2019

Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019

O cirurgião-dentista de MS, Gilmar Trevizan, faz parte da comissão

A Comissão de Políticas Públicas de Saúde/Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal do Conselho Federal de Odontologia (CFO) elaborou na terça e quarta-feira, 7 e 8 de maio, em Brasília/DF, a minuta da Resolução para edição 2019 do Prêmio que homenageia anualmente os municípios que mais investiram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. A minuta proposta será avaliada pela Diretoria Executiva da Autarquia para abertura do período de inscrições aos municípios.

Segundo o Coordenador da pasta, Guilherme Fernandes Graziani, nesta edição será adotada nova estratégia de comunicação para ampliar a participação dos municípios. “O objetivo do CFO é incentivar a excelência do atendimento odontológico na rede pública à população e valorizar os profissionais da Odontologia em âmbito nacional”, pontuou.

Além disso, a edição 2019 do Prêmio prevê mudanças nas categorias populacionais para fortalecer, ainda mais, a participação de municípios na categoria com menor número de habitantes. Atualmente, a premiação está dividida em três categorias: I – municípios até 50 mil habitantes; II – municípios entre 50 mil e 300 mil habitantes; e III – municípios acima de 300 mil habitantes.

A premiação prevê a permanência dos critérios de avaliação já estabelecidos pelo CFO: financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, desprecarização, remuneração e educação permanente.

Nos próximos dias, será publicada no portal do CFO a Resolução que formaliza o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, com datas e orientações gerais. A partir dessa publicação, todas as etapas do Prêmio serão comunicadas nos canais de Comunicação da Autarquia. É importante ressaltar que as inscrições precisam ser formalizadas nos Conselhos Regionais de Odontologia correspondentes à localização dos municípios interessados em participar.

A reunião contou com a presença do Coordenador, Guilherme Fernandes Graziani e dos membros, Gilmar Tevizan, José de Figueiredo Loureiro Júnior e Paulo Capel Narvai. O trabalho também foi acompanhado pelo Coordenador-Geral das Comissões, o Vice-Presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge e a Subcoordenadora das Comissões, Tessa de Lucena Botelho.

Fonte: Comunicação CFO