Data da notícia: 26/04/2019

CRO-MS recebe oficina para a construção do protocolo de atenção em saúde bucal municipal

Aproximadamente 50 profissionais de mais de cerca de 40 municípios de Mato Grosso do Sul participaram da “Oficina para a construção do protocolo de atenção em saúde bucal municipal”, realizada no auditório do CRO-MS, nesta sexta-feira, 26. O evento reuniu coordenadores de saúde bucal e cirurgiões-dentistas da rede. A iniciativa é do Governo do Estado e contou com apoio do CRO-MS.

Durante todo o dia foram realizadas palestras. O tema “Redes de atenção à saúde” foi ministrado pela Gabriela Cresp, mestre em Saúde da família. Já a gerente de saúde da Secretaria de Saúde do Estado, Márcia Issa Malacrida, abordou sobre as “Orientações para construção do protocolo de atenção à saúde bucal”. Também foi realizada a “Apresentação do protocolo de classificação de urgência odontológica do município de Naviraí”, pela coordenadora de saúde bucal do município, Katia Akemi Salém.

Na ocasião, o CRO-MS ainda realizou o lançamento da cartilha “PROTOCOLOS FARMACOLÓGICOS RECOMENDADOS NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA” com o objetivo de auxiliar os cirurgiões-dentistas na aplicação de medicamentos em tratamentos odontológicos. Todos receberam um exemplar da cartilha.

O documento, elaborado em conjunto pelos profissionais Alcides Moreira, Júlio César Leite e Rodrigo Balejo, traz atualizações em protocolos medicamentosos indicados na odontologia.

O arquivo também já está disponível para download pelo site do CRO-MS: http://croms.org.br/sistema/upload/arquivos/procotolos_farmacologicos.pdf