Data da notícia: 24/04/2019

CRO-MS se reúne com senadores por APROVAÇÃO do PLC – Odontologia na UTI

A conselheiras do CRO-MS, Silvânia Silvestre e Mariam Kodjaoglanian, participaram de atividades em prol da odontologia nacional, em Brasília (DF).

Nessa terça-feira, 23, as representantes de MS participaram da Assembleia Conjunta do CFO com os CRO’s.

Nesta quarta-feira, 24, diversos representantes dos Conselhos Regionais de Odontologia estão no Senado Federal, nesta quarta-feira (24), mobilizando os parlamentares para a aprovação do PLC 34/2013, que garante assistência odontológica a pacientes em regime de internação hospitalar.

A conselheiras do CRO-MS, Silvânia Silvestre e Mariam Kodjaoglanian, fizeram a parte de Mato Grosso do Sul e se reuniram com os três senadores do Estado: Nelsinho Trad, Simone Tebet e Soraya Thronicke.

O Projeto de Lei da Câmara 34/2013 encontra-se pronto para deliberação no Plenário do Senado. O PLC torna obrigatória a prestação de assistência odontológica a pacientes em regime de internação hospitalar, aos portadores de doenças crônicas e, ainda, aos atendidos em regime domiciliar na modalidade home care.

Mato Grosso do Sul foi pioneiro no assunto. Em março de 2018 entrou em vigor no Estado a Lei 5.163, que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de profissionais de Odontologia na equipe das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em todos os hospitais públicos e privados do Estado de Mato Grosso do Sul. A Lei que tramita em âmbito nacional, também foi uma sugestão do CRO-MS.