Data da notícia: 03/12/2013

Laboratório de Prótese investe em sistema Cad Cam

Uma família dedicada à odontologia. Assim é a família de Jair Batista de Araújo. Ele é protético e a vida toda trabalhou no Laboratório de Prótese “Araújo Prótese Odontológica”, que existe há 40 anos. A esposa, Mariza Araújo, é responsável pelo setor financeiro da empresa. O filho Alexandre Araújo também é protético, e a filha Fernanda Araújo é cirurgiã-dentista.

Agora a empresa passa por um novo momento, o de modernização dos serviços. As próteses estão sendo confeccionadas pelo Sistema Cad Cam, que é uma tecnologia inovadora que permite uma adaptação exata no dente do paciente. O desenho é feito em um programa de computador exclusivo para esse fim, e o próprio software faz o aumento necessário de espessura na peça para permitir que, mesmo após a contração pós-sinterização da cerâmica, a peça se encaixe perfeitamente no preparo.

“Precisamos acompanhar a tecnologia, não podemos ficar para trás. Esse sistema veio para melhorar o trabalho e dar mais precisão”, aponta Jair Araújo.

Confira os serviços oferecidos pelo “Araújo Prótese Odontológica”

- Sistema Empress E-max

- Sistema Zirkonzahn / Cad Cam

- Implante

- Resina Fotopolimerizável

- Resina removível Personalizada

- Provisório

- Metal

- Diversos

A tecnologia inovadora permite a construção por computador de restaurações dentárias em uma sessão, criando, assim, vantagens para consultórios e clínicas, laboratórios dentários e pacientes.

O sistema possui um scanner de alta precisão que transfere a imagem do modelo para o computador. Essa imagem virtual em 3D é trabalhada por um técnico capacitado que faz a construção de uma infraestrutura digital. A espessura da peça pode ser perfeitamente ajustada, permitindo uma adaptação exata no dente do paciente. Esse desenho é feito em um programa de computador exclusivo para esse fim, e o próprio software faz o aumento necessário de espessura na peça para permitir que, mesmo após a contração pós-sinterização da cerâmica, a peça se encaixe perfeitamente no preparo.

A partir de um comando, o técnico manda a peça para impressão. A impressora em questão é uma unidade fresadora. O papel dessa impressora são os blocos pré-sinterizados de zircônia. Na unidade fresadora existem braços articulados com brocas especificas em sua extremidade que imprimem a peça desenhada no computador no bloco de cerâmica. O processo todo de fresagem tem a temperatura e pressão controladas pelo computador. Depois a peça é sinterizada no laboratório em fornos específicos com controle digital da temperatura e tempo.