Data da notícia: 07/02/2019

Ministro da Saúde recebe propostas da odontologia

O CRO-MS e CFO estiveram reunidos com o ministro da saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta, nesta quinta-feira, 7, em Brasília (DF) para tratar sobre assuntos importantes para a odontologia e toda população.

Foram apresentadas, ao ministro, propostas para expansão do atendimento odontológico de qualidade à população, como foco na valorização do cirurgião-dentista, e de investimentos na saúde bucal pública como um todo, além da implantação de novos Centros de Especialidades Odontológicas.

Uma das demandas apresentadas foi sobre a importância de retomar a obrigatoriedade da presença da Equipe de Saúde Bucal nas ESF e EAB, e ainda a necessidade revisar o financiamento destinado às equipes de atenção básica.  Também foi proposto alterar a Portaria 18/2019 para flexibilizar a carga horária dos cirurgiões-dentistas e equipes de atenção básica.

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, se comprometeu a estudar as possibilidades de contemplar os pontos apresentados e que dará apoio no que for possível para essa importante área da saúde.

O CRO-MS esteve representado pelo presidente, José Wilson Capdeville Bastos e pela conselheira, Silvânia da Silva Silvestre, além do integrante da comissão de saúde pública do CRO-MS, Gilmar Trevizan.

Também estiveram presentes no encontro: o presidente do CFO, Juliano do Vale, o vice-presidente, Ermensson Luiz Jorge, e os diretores, Claudio Yukio Miyake e Luiz Evaristo Ricci Volpato.