Data da notícia: 21/09/2018

Conselho e Secretaria de Saúde voltam a tratar da atuação do cirurgião-dentista nas UTIs

O CRO-MS voltou a se reunir com a Secretaria de Estado de Saúde de MS para tratar sobre a implantação e regulamentação da Lei estadual que torna obrigatória a atuação do cirurgião-dentista nas UTIs dos hospitais de Mato Grosso do Sul.

Participaram da reunião nesta sexta-feira (21): o secretário de saúde de MS, Carlos Alberto Coimbra, a secretária adjunta da SES, Gysélle Saddi Tannous e a coordenadora de saúde bucal do Estado, Márcia Issa Malacrida. Pelo CRO-MS estiveram presentes: o presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do Conselho, Mário Baldo, a integrante da comissão, Ana Carolina, e as conselheiras do CRO-MS, Mariam Kodjaoglanian e Maisa Okama.

Em Mato Grosso do Sul existe a Lei 5.163, de autoria do deputado Lidio Lopes, que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de cirurgiões-dentistas na equipe das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em todos os hospitais públicos e privados do Estado de Mato Grosso do Sul. A nova norma foi publicada no Diário Oficial do dia 21 de março deste ano.

Para que os hospitais possam implantar o serviço, em cumprimento à legislação, será feita uma regulamentação. O CRO-MS e a SES irão trabalhar em conjunto nesse processo, para tratar das especificidades da atuação do cirurgião-dentista e normatizar a atuação e as exigências que devem ser cumpridas pelo profissional.

Alguns hospitais já contam a atuação do cirurgião-dentista, mas muitos ainda precisam se adequar à nova medida.

O CRO-MS considera uma grande conquista para a classe e para a população. O Conselho esteve trabalhando diretamente para que a Lei se tornasse uma realidade.