Data da notícia: 14/09/2018

Três Lagoas desenvolve projetos de promoção à saúde bucal

A coordenação de saúde bucal de Três Lagoas tem desenvolvido diversos projetos no município em prol da saúde bucal da população.

Em conformidade com o projeto da coordenação de saúde bucal do Estado, um grupo de prevenção realiza atividades em 23 escolas e 17 centros de educação infantil do município. Os trabalhos têm como objetivo a prevenção e são realizadas escovações supervisionadas, bochecho semanal com flúor nas escolas, levantamento epidemiológico com indicadores, além de palestras educativas.

No ano passado, a equipe até gravou vídeos educativos que contaram com a participação dos cirurgiões-dentistas, Edmilson Reis Silva Borges (violão), Vânia Rosana Sales, e crianças da rede pública.

Clique na imagem para assistir a um dos vídeos:

Outro trabalho realizado no município foi o tratamento oferecido no Lar do Idoso, coordenado pelo cirurgião-dentista, Ramez Hassan Mahmoud. Foram atendidas 32 pessoas, com idade de 40 a 93 anos que apresentavam patologias como, inflamação gengival, próteses desadaptadas, edentulismo total, dentes periodontalmente condenados, cáries extensas e periodontites.

Utilizando o equipamento odontológico portátil, foram realizados 97 procedimentos: exodontia (56), restauração (19), raspagem periodontal (12), prótese total superior e inferior (8) e reembasamento de prótese (2). “A reabilitação oral impactou diretamente na auto-estima e qualidade de vida dos indivíduos. Pois, proporcionou mudanças de comportamento como, o aumento da socialização, o ato de sorrir dos indivíduos e a melhora no processo de alimentar-se”, conta Ramez Hassan Mahmoud.

O cirurgião-dentista, Ramez Hassan Mahmoud, agora, inicia um novo projeto de assistência aos trabalhadores da cooperativa de materiais recicláveis de Três Lagoas. São 25 trabalhadores, dos quais 18 aceitaram receber os tratamentos.

Já foi realizada uma primeira reunião com os com os pacientes sobre os tratamentos que serão ofertados. No próximo sábado, 15, serão realizadas as consultas odontológicas das 18 pessoas para preenchimento dos prontuários clínicos, levantamento dos agravos de cada um, diagnóstico/plano de tratamento e agendamento para início dos tratamentos.

Serão realizados tratamentos periodontais, exodontias, tratamento endodôntico, dentística é reabilitação por meio de próteses totais e próteses parciais removíveis.

“Temos procurado desenvolver projetos que proporcionem a qualidade de vida da população, desde a prevenção com as crianças e reabilitação oral com os idosos”, conta a coordenadora de Saúde Bucal, Acácia Gimenez Barreto. 


Autor:
Fonte:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Campo Grande sedia o primeiro Encontro Sul-Mato-Grossense de Ortodontia e Cirurgia Ortognática
- Prefeitura concede reajuste a técnicos e ASBs
- CRO-MS ministra palestra em curso de ASB em Amambai
- XIV Encontro Nacional das Comissões de Odontologia Hospitalar
- Conselho e Secretaria de Saúde voltam a tratar da atuação do cirurgião-dentista nas UTIs
- Naviraí vence Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal
- Comissão do CFO discute formas de acelerar tramitação de projeto que torna obrigatório atendimento odontológico em hospitais
- Conselho recebe visita do deputado estadual Onevan de Matos
- Conselho recebe visita da vice-governadora Rose Modesto
- Representante de Marcelo Migliolli, candidato ao Senado, se reúne com o CRO-MS


CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA
UNIVERSIDADES PARCEIRAS


HOME | CONSELHO | DIRETORIA | PROFISSIONAIS | RECADASTRAMENTO | NOTICIAS | OUVIDORIA | MAPA DO SITE


Horário de Atendimento: De Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h
Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 1.812 • Jd. Veraneio • CEP 79037-100 • (Pq. dos Poderes) • FONE: (67) 3321-0149 • Campo Grande • MS